Montijo, Sociedade

Semana Europeia da Mobilidade no Montijo

Semana Europeia da Mobilidade“As nossas ruas, a nossa escolha” é o mote da 13.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade que terá lugar de 16 a 22 de Setembro. A Eco Trocas está de volta assim como caminhadas, acções de sensibilização, um seminário sobre mobilidade entre outras acções que vão ter lugar no Montijo durante a próxima semana, culminando com o Dia Europeu Sem Carros (15.ª edição), no último dia da campanha.

A Casa do Ambiente da Câmara Municipal do Montijo vai promover a utilização das ciclovias junto dos mais jovens com a iniciativa “A nossa ciclovia…a nossa marca”. O desafio lançado aos alunos do pré-escolar e 1.º ano do 1.º Ciclo, das Escolas Básicas da Freguesia do Montijo consiste em criar um molde alusivo à mobilidade e à sustentabilidade ambiental. As imagens criadas serão pintadas, por cada turma inscrita, a cada 50/100m da ciclovia, entre a zona do Hipermercado Continente e a rotunda do Isidoro.

Pelo terceiro ano consecutivo a iniciativa “ECO-TROCAS: viagem a troco de lixo” terá lugar no dia 19 de Setembro, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00, na Casa do ambiente e das 10h00 às 16h00, no dia 22 de Setembro, na Praça da República. A campanha irá permitir, aos munícipes, trocar resíduos sólidos urbanos recicláveis por bilhetes para os transportes públicos.

No dia 19 de Setembro, pelas 16h30, na Casa do Ambiente terá lugar mais um Encontro com Energia,edicado ao tema “As nossas ruas, a nossa escolha”. Com o apoio da S. Energia serão abordados temas como, condução de bicicletas em meio urbano, promoção da mobilidade sustentável, as nossas ciclovias, projetos e propostas de melhoria para a nossa cidade. O seminário é gratuito mas requer inscrição. (Contacte a Casa do Ambiente para mais informações).

No dia 20 de Setembro junte-se a uma caminhada pelas ciclovias da cidade, dirigida a toda a população, com concentração na ciclovia, às 10h00 junto aos equipamentos fixos de manutenção desportiva na Avenida de Portugal.

Os interessados podem ainda assistir a um Workshop “ Como devo cuidar da minha bicicleta”, às 10h30. Os munícipes podem levar as suas bicicletas, dirigir-se ao local de concentração acima referido e ouvir o que o professor Agostinho Silva da Escola de BTT de Alcochete tem para partilhar. Serão dadas algumas explicações e indicações de cuidados a ter com as bicicletas, por forma a ter uma condução segura. A iniciativa tem o apoio da loja “+ Pedal”.

No dia 22 de Setembro, Dia Europeu Sem Carros, entre as 10h30 e as 15h30, na Praça da República, terá lugar uma exposição de “Veículos Amigos do Ambiente na nossa cidade”.

Vão estar expostos alguns veículos movidos a vento, propriedade de Paulo Barbosa, que irá partilhar a sua criatividade e gosto por desportos utilizando veículos peculiares e amigos do ambiente. Pelas 16h00, se as condições do vento o permitirem, terá lugar uma demonstração destes veículos na zona ribeirinha. Aos interessados será ainda dada a oportunidade de experimentar um destes veículos.

A Câmara Municipal do Montijo convida todos os munícipes a circularem com veículos amigos do ambiente, no centro da cidade, aproveitando este dia sem carros, com as suas bicicletas, skates, patins ou simplesmente caminhando e usufruindo de um centro de cidade mais puro. Os interessados podem ainda experimentar os segway’s disponíveis durante a manhã na Praça da República.

A edição da Semana Europeia da Mobilidade 2014 pretende que os cidadãos e as autoridades locais reflitam sobre como pode ser melhorada a qualidade de vida nas suas cidades através da requalificação do espaço público, condicionando o trânsito em ruas, privilegiando e favorecendo os modos suaves de transporte (a pedonalização e o uso da bicicleta) e o transporte coletivo (transporte público, partilha de automóveis, etc) em detrimento do uso individual do carro.

Para mais informações contacte a Casa do Ambiente, através do telefone 21 231 47 76 ou envie um e-mail para cambiente@mun-montijo.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *