Ansião, Cultura, Sociedade

Feira Quinhentista em Santiago da Guarda em Ansião

DSC_1055Conciliando as feiras medievais dinamizadas em Santiago da Guarda de há alguns anos a esta parte, por um lado, e os 500 anos sobre a atribuição dos Forais Manuelinos, por outro, o Município de Ansião e as colectividades do concelho propõem, a 13 e 14 de setembro, a Feira Quinhentista de Santiago da Guarda. Pensada para valorizar as condições únicas proporcionadas pelo Complexo Monumental de Santiago da Guarda e para proporcionar momentos de animação a todos os visitantes, esta Feira Quinhentista assume também um papel importante enquanto meio de promoção dos produtos endógenos do maciço de Sicó e da gastronomia local.

 

O programa desta Feira Quinhentista inicia-se no sábado dia 13, pelas 17h00, com uma arruada em torno do complexo monumental de Santiago da Guarda e o início da exposição de artefactos bélicos. Com a temática das cartas de Foral sempre presente, decorrem momentos cénicos diversos que animarão o espaço até à hora de jantar. Um jantar que pode ser apreciado em qualquer das bancas quinhentistas preparadas por associações do concelho, num convite aos sabores mais genuínos da região. Depois apresenta-se ainda muita animação, com malabares de fogo e danças medievais.

 

No Domingo a Feira abre ao público pelas 11h00, encenando-se pelas 13h00 a outorga dos Forais Manuelinos a Ansião, Avelar, Chão de Couce e Pousaflores. Depois, pelas 16h00 são entregues, no Complexo Monumental, os prémios do concurso de fotografia Olhar Ansião 2014 e, uma hora mais tarde, acontece um torneio de armas apeado. Pelas 19h00 os visitantes podem assistir a um espetáculo de falcoaria, enquanto continuam a ser servidos, por todo o espaço, petiscos e iguarias, complementados pela presença de produtos endógenos como vinho, mel, doçaria, azeite ou ervas aromáticas. Um concerto de música quinhentista acontece pelas 21h00, prevendo-se que esta Feira quinhentista de Santiago da Guarda encerre pelas 23h00.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *