Nelas, Turismo

23ª Feira de Vinhos do Dão foi um sucesso em Nelas

Feira1A 23ª edição da Feira do Vinho do Dão, que decorreu em Nelas entre os dias 5 e 7 de Setembro, foi um sucesso. Este é o resultado visível do principal evento em termos da região demarcada do vinho do Dão, que reuniu mais de 40 produtores de vinho, inúmeros expositores de produtos regionais, entre os quais queijos e enchidos, doçaria, chocolate e artesanato. No final da noite de Sábado, os produtores de vinho já tinham os seus stocks de venda directa na feira esgotados, sendo que, no Domingo, muitos deles voltaram a esgotar!

Ao longo dos três dias passaram mais de 14 mil visitantes pela feira, um número muito acima das edições anteriores, e mais de 500 pessoas assistiram aos 17 workshops, showcookings com conceituados chefes de cozinha e pasteleiros, provas de vinhos e azeite pensados especialmente para o certame. Mais de 3000 refeições foram servidas na Praça de Alimentação, uma das novidades deste ano e, em todas as noites da feira, os Paços do Concelho ficaram apinhados para assistir ao espectáculo musical «As Músicas que os Vinhos Dão», de António Leal, com a presença da fadista Cátia Garcia, do acordeonista João Gentil, além de cantores líricos e mais de 30 figurantes. Centenas de pessoas voltaram a Nelas de propósito para assistir duas e três vezes ao mesmo musical, com grande carga emocional e videomapping.

Outros dos momentos altos da feira foi a homenagem ao escanção, a prova de Vinhos Velhos no Centro de Estudos Vitivinícolas de Nelas, e a wine party proporcionada pela luz e som do Dj Gryzzler, pelos apontamentos gastronómicos coordenados pelo Chef Diogo Rocha e, sobretudo, pelo cocktail do Dão produzido especificamente para o momento pela Dão Sul.
A tarde de cantares do Dão teve sala cheia no auditório do edifício multiusos de Nelas, cujo grupo infantil do Bairro da Igreja interpretou uma música e letra originais de homenagem e hino ao Dão. Um jantar na Federação dos Vitivinicultores do Dão veio inaugurar um conjunto de eventos que a Câmara Municipal de Nelas vai passar ali a organizar. O programa contou ainda com actividades lúdicas, desportivas e de animação.

Com este evento o Município de Nelas deu um salto qualitativo e  contribuiu decisivamente para a afirmação crescente dos vinhos do Dão, e outros produtos regionais, promovendo assim as potencialidades do concelho e da região.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *