Óbidos, Sociedade

Voluntários vão caiar vila de Óbidos dia 21 de setembro

Parede caiada - Óbidos - Arquivo MONo próximo dia 21 de setembro, a vila de Óbidos vai ficar mais branca. Trata-se da iniciativa “(Vamos) caiar Óbidos”, onde voluntários vão caiar e preservar o património da vila. Mas esta ação é mais do que um ato voluntário de caiar. É uma iniciativa que pretende dar a conhecer aos mais jovens a história e técnicas da cal e criar um espaço comunitário de partilha de experiências e conhecimentos, que é importante fixar no tempo.

O ponto de encontro para esta iniciativa é junto ao Posto de Turismo de Óbidos, às 09h30, onde serão dadas todas as explicações e distribuídos os espaços para caiar. Depois da ação de voluntariado, há lanche convívio para todos os participantes, agendado para as 16 horas.

Segundo Celeste Afonso, vereadora com os pelouros da Cultura e do Desenvolvimento Comunitário, “o ato de caiar é parte integrante do nosso património imaterial e deve ser preservado como experiência e conhecimento intemporal. Tão importante como o resultado final materializado, o conhecimento da técnica e da história da caiação deve ser parte integrante do nosso amplo leque de sabedoria ancestral e partilha de espaço e tempo”.

Esta é uma organização do Município de Óbidos e da empresa municipal Óbidos Criativa.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *