Montijo, Sociedade

Feira Quinhentista de Aldeia Galega no Montijo

Feira_QuinhentistaA Feira Quinhentista de Aldeia Galega está a chegar. Entre 12 e 14 de setembro, Montijo prepara-se para fazer uma viagem ao passado e comemorar os 500 Anos do Foral Manuelino.

 

Organizada pela Câmara Municipal do Montijo e pela ALIUSVETUS – Associação Cultural História e Património com o apoio da Junta de Freguesia da União de Freguesias Montijo/Afonsoeiro, a abertura da Feira Quinhentista de Aldeia Galega está marcada para o dia 12 de setembro, às 17h00, com uma arruada e desfile pelas ruas.

 

Durante três dias, no centro da cidade (zona da Praça Gomes Freire de Andrade, Rua Guerra Junqueiro e Praça da República) vai poder assistir à recriação de diversos quadros históricos ficcionados baseados em factos e lendas de Aldeia Galega do Ribatejo, nas primeiras décadas do século XVI.

 

Paralelamente poderá desfrutar do ambiente de convívio social e cultural do século XVI, através da reconstituição do tipo de mercado e produtos comercializados na época, das tascas e tabernas, das exibições de jogos tradicionais, dos cortejos, dos espetáculos de dança, de teatro e de animação de rua.

 

Recorde-se, que que Aldeia Galega do Ribatejo (hoje Montijo) recebeu a sua carta de foral no dia 15 de Setembro de 1514, outorgada pelo Rei D. Manuel I. Foi o reconhecimento da importância da vila na rede de comunicações, na época, entre Lisboa, o Alentejo e Espanha, razão para, no reinado seguinte de D. João III, aqui se ter sediado o serviço denominada de posta, em 1533, assegurando desta forma o serviço público de correio.

 

Conheça o programa completo da Feira em www.mun-montijo.pt. Junte-se a nós e faça uma viagem ao passado. Não perca a Feira Quinhentista de Aldeia Galega!

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *