Arouca, Cultura

A Sétima Arte Invade Arouca, de 12 a 14 de Setembro

Cartaz_Oficial_AFF_2014_CmSocialDurante três dias (de 12 a 14 de setembro), Arouca será palco de inúmeras projeções cinematográficas, com obras oriundas de países como Portugal, Inglaterra, Espanha, E.U.A., Bélgica, Brasil ou Irão. De entre as categorias de animação, ficção, documentário, videoclip e experimental estarão em competição 31 filmes, grande parte deles estreias mundiais, que irão disputar entre si os 12 prémios a concurso, com especial destaque para o de melhor filme do festival, ao qual será atribuída a “Lousa de Ouro”.

 A estrutura organizativa deste festival possui objetivos claros e delineados que passam por apoiar e divulgar o trabalho produzido pelos jovens realizadores e, ao mesmo tempo, consagrar nomes já reconhecidos no circuito mundial, premiando a criatividade e a inovação, atraindo e formando novos públicos, divulgando todas as potencialidades da região em que se insere.

A cerimónia de abertura (12 de setembro), ficará marcada pela presença de ilustres convidados de entre os quais se destacam membros do governo, do IPDJ, bem como inúmeros realizadores e atores de filmes presentes a concurso.

A par das projeções na tela de cinema, a organização aposta na formação e na pedagogia, através de workshops de realização que permitem um contacto mais íntimo com as técnicas subjacentes ao universo do cinema, ao mesmo tempo que se percorrem alguns dos locais mais emblemáticos desta região. A prova disso é a “Oficina do Cinema”, um workshop que terá lugar na Serra da Freita, numa parceria com o Arouca Geopark, e que culminará com uma visita à Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação. As imagens captadas darão origem a um trabalho coletivo que será projetado no encerramento do Festival.

De destacar, pelo segundo ano consecutivo, a realização do “jantar dos realizadores”, um espaço propício para momentos de convívio e troca de contactos entre os vários realizadores e atores presentes no festival. Paralelamente decorrerão diversas atividades e atuações em parceria com grupos e entidades locais e que trarão até ao festival música, dança e teatro.

A cerimónia de encerramento, ficará marcada pela projecção dos trabalhos realizados no workshop e culminará com a revelação e entrega dos “prémios lousa” aos melhores filmes presentes na 12ª edição do Arouca Film Festival, um evento de referência no panorama cinematográfico atual.

Poderá consultar o programa do evento através do site www.aroucafilmfestival.com

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *