Educação, Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António mantém totalidade dos apoios escolares e assegura livros e material a meio milhar de alunos

Escola de Santo António_VRSAA Câmara Municipal de Vila Real de Santo António mantém todos os apoios sociais no ano letivo 2014/2015 e continuará a ser o único município do Algarve a oferecer, de forma totalmente gratuita, a componente de apoio à família, nomeadamente o prolongamento de horário para os alunos do pré-escolar nos períodos da manhã, almoço e final de tarde.

Com esta medida, a autarquia solidariza-se com os agregados do concelho que se encontram em maiores dificuldades económicas, disponibilizando igualmente, sem custos, atividades de enriquecimento curricular como inglês, música, atividade física e desportiva, expressão plástica e ciências da natureza.

Um ano mais, a autarquia de VRSA assegura a cobertura total de vagas na rede do pré-escolar, pondo fim às listas de espera. Também a pensar na qualidade do ensino, será igualmente oferecido, pelo município, o transporte para uma visita de estudo a todas as turmas do primeiro ciclo e pré-escolar.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «apesar do cenário de contenção económica, a autarquia mantém a totalidade dos apoios que vem prestando às famílias na área da educação, setor que continua a merecer uma das maiores dotações orçamentais no município de VRSA».

«Temos, neste momento, um parque escolar totalmente requalificado e equipado, merecendo especial destaque a completa renovação da Escola Secundária de VRSA, cujo papel da autarquia foi fundamental no desbloqueio das obras que se arrastavam há vários anos», nota Luís Gomes.

Relativamente aos apoios sociais no primeiro ciclo, a Câmara Municipal prevê auxiliar cerca de 300 alunos, no caso do escalão A, e cerca de 150 alunos, no caso do escalão B.

Os alunos do 1º escalão terão direito à totalidade do valor dos manuais escolares e a 20 euros para material escolar, enquanto os alunos do 2º escalão têm direito a 50% do valor dos livros e a 10 euros em material escolar. Na totalidade, serão abrangidos por esta medida meio milhar de alunos.

Quanto às refeições escolares, a autarquia irá pagar a totalidade do seu valor aos alunos do 1º ciclo e do ensino pré-escolar do 1º escalão e subsidiar em 50% os alunos destes níveis de ensino inseridos no 2º escalão.

Para os alunos do ensino secundário do 1º escalão, o transporte escolar será também disponibilizado a custo zero, enquanto para os do 2º escalão o transporte é comparticipado pela autarquia em 75%. Os restantes alunos deste nível de ensino têm uma comparticipação de 50%.

Espaços internet em todas as freguesias

À disposição da comunidade escolar estarão igualmente os três «Espaços Internet» concelhios (Vila Real de Santo António, Cacela e Monte Gordo), bem como as bibliotecas escolares, que se encontram a funcionar em articulação com a Biblioteca Municipal Vicente Campinas.

Acompanhamento psicológico e vocacional gratuito

A estas valências, junta-se o trabalho de proximidade das equipas de psicólogos da Câmara Municipal de VRSA que, durante todo o ano letivo, e de uma forma totalmente gratuita, trabalham em articulação com alunos, professores e encarregados de educação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *