Cultura, Vila do Bispo

«Filhos de um Mar Maior» exibido no Festival do Perceve em Vila do Bispo

2013 capa dvd 2O filme «Filhos de um Mar Maior», que mostra a luta e os riscos dos marisqueiros de Vila do Bispo, será exibido no III Festival do Perceve, que decorre de 12 a 14 de Setembro.

 

Assim ao longo de três dias este projeto será apresentado na íntegra, diversas vezes ao dia, neste certame a realizar no pavilhão da Escola E.B.2,3 de São Vicente de Vila do Bispo.

 

Trata-se de um documentário que retrata a apanha do mais popular marisco português, o perceve, nas falésias ingremes e agrestes da Costa Vicentina e tem como protagonistas José Seromenho Barata “o Amola”, António Jorge Baptista “o Cachola”, os irmãos António Ramos e José Ramos antigos marisqueiros. Os restantes participantes são os atuais profissionais e sócios da Associação.

 

«As marés determinam o ritmo de vida destes homens, as dificuldades que enfrentam, os perigos que correm e a violência da apanha dos perceves. Há gerações de marisqueiros, há quem tenha largado um bom emprego e o conforto da cidade para se dedicar a esta vida. Compensa o risco?», são algumas das questões colocadas ao longo do documentário, pelos seus os autores.

 

Este projeto levado a cabo pela Associação dos Marisqueiros da Vila do Bispo e a Câmara Municipal de Vila do Bispo tem como objetivo a preservação e gestão deste produto tão apreciado por muitos, o perceve, bem como aquisição da sua certificação e rotulagem, concretizado através de uma candidatura ao programa PROMAR.

 

Realizado por Carlos Vaz, o filme conta com entrevistas realizadas por Alexandra Trindade e imagem de Miguel Veterano e Rodrigo Corteseano.

 

Link para o filme: https://www.youtube.com/watch?v=oCP5SAxHKRo

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *