Castro Marim, Turismo

Martim Longo, Castro Marim, recebeu 4.º Concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia”

P1560122O salão da Junta de Freguesia de Martim Longo foi palco, no passado sábado, 6 de setembro, da quarta edição do Concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia”. Integrado no programa das Festas de Verão desta aldeia do concelho de Alcoutim, o evento atraiu largas dezenas de visitantes interessados nas potencialidades do Figo e da Figueira da India e ansiosos por degustar as 32 receitas a concurso.

 

 

 

O júri do concurso, constituído por Leonel Pereira, chef do restaurante São Gabriel; Vitor Ramos, mestre pasteleiro do Hotel Hilton; Maria José Vasques, membro da Confraria de Gastrónomos do Algarve; Nelson Ventura, membro da Confraria Gastronómica do Figo da Figueira da India e Nuno Rodrigues, da Associação Terras do Baixo Guadiana, distinguiu cinco das receitas apresentadas.

 

 

 

A primeira classificada foi Michaela Joaquim, que apresentou uma “Mousse de figo da Índia com chocolate”, seguindo-se Ângela Teixeira, com a receita “Espiral Pita”, e Tatiana Fernandes, com o seu “Doce Anajir”. Já os prémios Inovação Amadores e Inovação Profissionais foram arrebatados, respetivamente, por Sílvia Candeias, que levou a concurso “Bombons de chocolate com paté de figo da Índia”, e Doces Candeias, com o “Doce de figo da Índia e palma”.

 

 

 

Para além da degustação do figo da índia nas suas mais variadas formas, os participantes no evento tiveram ainda a oportunidade de assistir a uma apresentação sobre a Figueira da índia a cargo do Eng.º Tomé Panazeite, Grão Mestre da Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da India. O palestrante elucidou o público presente sobre a constituição da planta, os principais usos da figueira e do figo e os cuidados a ter na instalação de um pomar.

 

 

 

Sensibilizar a população para a importância da exploração de forma sustentável dos produtos endógenos em geral e do figo da índia em particular para o desenvolvimento da região, bem como promover os produtos locais e a tradição gastronómica da serra algarvia, assente na dieta mediterrânica, foram os grandes objetivos dos organizadores que prometem uma quinta edição da iniciativa já no próximo ano.

 

 

 

O certame, organizado pelo Município de Alcoutim, Junta de Freguesia de Martim Longo, APROFIP – Associação de Produtores de Figo da Índia Portugueses e pela ADECMAR – Associação de Desenvolvimento Etnográfico Cultural de Martim Longo, contou com a colaboração do Centro Recreativo e Cultural do Laborato e da Cooperativa Agrícola de Rega do Pessegueiro – Coopêssego, entre outras entidades.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *