Ansião, Cultura

Exposição itinerante “500 anos dos Forais Manuelinos​- Ansião Quinhentis​ta” foi apresentad​a em Avelar

DSC_0046Foi apresentada ao final da tarde de quinta-feira, 4 de setembro, em Avelar a exposição itinerante evocativa dos 500 anos de Forais Manuelinos a Terras de Ansião,. Esta exposição, que já foi mostrada em Ansião e Chão de Couce, pode ser visitada no edifício da antiga Escola Primária de Avelar, com entrada gratuita. Composta por painéis evocativos do legado Quinhentista no concelho de Ansião e utensílios e materiais daquela época, esta exposição vai ainda passar, até Novembro, pelas sedes de freguesia de Santiago da Guarda e Pousaflores.

 

Participou nesta abertura um quarteto composto por elementos da Sociedade Filarmónica Avelarense que, perante todos os convidados, interpretaram algumas peças quinhentistas. Na sua intervenção o Dr. Rui Rocha, presidente da Câmara Municipal de Ansião, sublinhou a dignidade das comemorações dos 500 anos dos forais Quinhentistas em todo o concelho, enaltecendo ainda a constituição, precisamente em Avelar, de uma comissão local precisamente para organizar e acompanhar estas comemorações.

 

O programa das comemorações dos 500 anos de Forais prossegue em Avelar ao longo de todo o fim de semana, com a associação de jovens JAVE a comemorar o seu aniversário dinamizando jogos medievais, coincidentes com as festas em honra de Nossa Senhora da Guia, que acontecem este fim de semana. Estas festas revestem-se de importância acrescida para o Município, já que ali será tornada pública a primeira maqueta do futuro Museu da Indústria Têxtil de Avelar.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *