Estarreja, Sociedade

Estarreja comemora a Semana Europeia da Mobilidade

Ande a pé, de comboio, de bicicleta ou de autocarro. Inicie um estilo de vida mais saudável e amigo do ambiente!”.  A Câmara Municipal de Estarreja lança o repto aos Munícipes, num momento em que é conhecida a programação da Semana Europeia da Mobilidade e do Dia Europeu Sem Carros.

 

De 16 a 22 de setembro os cidadãos terão a oportunidade de gozar uma semana inteira dedicada à mobilidade sustentável. O objetivo é facilitar um debate sobre a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automóvel particular.

 

Município distinguido com a bandeira verde ECOXXI e reconhecido pelas suas preocupações e boas práticas ambientais, Estarreja associa-se a esta iniciativa europeia com ações temporárias e permanentes no espaço público que promovam boas práticas em prol de uma melhor qualidade ambiental, sensibilizando para a importância de preferir meios de transporte alternativos ao automóvel.

 

O Dia Sem Carros, a 21 de setembro, será o culminar das atividades da Semana. Nesse dia, estão todos convidados a ir a pé ou de bicicleta redescobrir a cidade, passear a bordo de uma charrete ou participar em vários jogos e competições, como uma Gincana de Bicicleta. Neste dia, algumas ruas e estradas vão estar fechadas ao trânsito, por isso, o melhor é mesmo deixar o carro em casa.

 

A implementação de medidas permanentes é outra vertente deste programa que prevê a criação de Zonas 30, com a colocação de sinalização em alguns arruamentos do concelho marcada para dia 17. Noutra ação que marcará a celebração da efeméride, alunos do concelho farão uma pintura criativa numa passadeira da Avenida 25 de abril.

 

 

PROGRAMA

16 a 22 de setembro

 

Dia 16, terça

10h00 Ação de sensibilização na Cidade de Estarreja

[Distribuição de folhetos alusivos à utilização de meios de transporte suaves]

 

Dia 17, quarta

14h00 Implementação de “Zonas 30”

[Colocação de sinalização em algumas ruas do concelho]

 

Dia 19, sexta

Pintura criativa de passadeira na Av. 25 de Abril

 

Dia 21, domingo DIA EUROPEU SEM CARROS

09h30-12h00 Gincana de bicicleta, com várias provas de obstáculos. Competição para crianças e toda a família. Prémio para as 3 melhores equipas [Inscrição gratuita e obrigatória para inscricoesdesporto@cm-estarreja.pt | As equipas devem ser constituídas por, pelo menos, 1 criança/menor e 1 adulto | Local e hora de concentração: 9h00 – Praça Francisco Barbosa | Percursos pela praça e estradas interditas ao trânsito durante esse período]

 

Todo o dia Atividades diversas [Patinagem pelo Arsenal de Canelas, passeios de charrete, de veículo elétrico, de bicicleta, exibição de “pasteleiras”, ateliê “saudável”…]

 

Dia 22, segunda

Circuito Pedibus – Ação piloto entre o Quarteirão da Teixugueira e a Escola Padre Donaciano

[Este “autocarro humano” é constituído por um grupo de crianças que fará a pé o trajeto de ida e volta para a escola, acompanhadas por adultos e seguindo um determinado percurso. O Pedibus é como um verdadeiro autocarro: percorre um circuito definido, parando em determinadas paragens onde faz a recolha ou entrega das crianças e segundo um horário pré-estabelecido]

 

 

[Durante a Semana da Mobilidade será ainda difundido o vídeo “Do the Right Mix”, no Edifício dos Paços do Concelho]

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *