Castro Verde, Cultura

Sons do Mediterrân​eo animam Castro Verde, de 11 a 14 de Setembro

De 11 a 14 de setembro, Castro Verde embarca na viagem cultural proposta pela rede Sete Sóis Sete Luas e “navega” rumo ao Mediterrâneo de sons, sabores e tradições.

 

A promoção da arte e da cultura com vista à aproximação entre países, cidades e pessoas é o ponto de partida para este Festival, que assenta numa estratégia de coesão, descentralização territorial e fusão intercultural. O intercâmbio estabelecido tem desenvolvido um conjunto de sinergias, convidando a uma viagem de descoberta e fruição pelos universos da arte, do folclore, da gastronomia e do património das regiões envolvidas, bem como das suas gentes.

Neste âmbito, Castro Verde acolhe de 8 a 11 de setembro, nos dias que antecedem o arranque da Planície Mediterrânica 2014 – XXII Festival Sete Sóis Sete Luas, músicos oriundos de vários países do Mediterrâneo com vista à dinamização de uma residência artística que terá por base a criação coletiva e que culminará com a produção e apresentação, em estreia, da produção original 7LUAS.CORDAS.ORKESTRA na quinta-feira à noite, 11 de setembro, a partir das 21h30, no Cineteatro Municipal. Esta produção original do Sete Sóis Sete Luas apresentará um repertório centrado nas músicas tradicionais, composições originais e novos arranjos já editados, numa conjugação de diferentes estilos musicais do Mediterrâneo e numa viagem pelas culturas dos países que integram a rede do Festival. 7Luas.Cordas.Orkestra reúne em palco os portugueses Luís Peixoto (bandolim) e André Sousa Machado (percussão), os italianos Mimmo Epifani (guitarra) e Andrea Lupi (baixo) e o cabo-verdiano Dany (voz). Após a sua apresentação na abertura oficial da Planície Mediterrânica esta produção original do Sete Sóis Sete Luas iniciará uma digressão pelas restantes seções do Festival.

 

Do programa deste ano merecem ainda destaque as polifonias francesas da região Languedoc-Roussillon por DU BARTÀS. Cinco músicos que, em palco, revisitam a canção popular «languedocienne» numa animada viagem por canções universais interpretadas no dialeto dos trovadores medievais – o Occitan.

 

SOSSIOBANDA é outra das propostas musicais deste programa e uma das mais interessantes e prestigiadas bandas da world music italiana. O seu repertório navega por canções e sons da tradição da Puglia (Sul de Itália) num espetáculo que nos transporta pelos ritmos e melodias da Itália profunda.

 

Outra das produções originais a apresentar nos dias da Planície Mediterrânica 2014 é o projeto musical VIBRA.SÓIS, dirigido por Custódio Castelo, virtuoso da guitarra portuguesa e ex-guitarrista de Amália Rodrigues. Esta produção original do Sete Sóis Sete Luas une e harmoniza, no mesmo espetáculo,  diferentes estilos e influências musicais e apresenta em palco Giuseppe Alberti (Toscana), Carles Denia (Valência), Carlos Menezes (Portugal), Doris Otocan (Croácia), Jean-Marie Frédéric (França) e Zé Brack (Cabo Verde), para uma infinita e fascinante viagem pelo fado e pelas músicas istriana, occitana, toscana, valenciana e mornas de Cabo Verde.
Para “dar um pezinho de dança”, as propostas passam por sonoridades oriundas da Galiza e de Portugal, como KARROSSEL, MALA HERBA, A MÁQUINA DE METER MEDO, HERA e DJ PUMBA, que animarão os bailes pela noite fora…

A tradição, componente importante desta terra, será avivada por um conjunto de manifestações onde cabem a viola campaniça e o cante alentejano. Os corais do concelho cumprirão, em diferentes momentos, a missão de elevar as suas vozes e convidarão a que se prove e se ouça a tradição de que vive Castro Verde.

 

Em 2014, a rua continuará a ser um dos espaços privilegiado da Planície Mediterrânica apostando, uma vez, mais na promoção do convívio, da interação e da partilha. Aqui, a música, a animação de rua e as exposições surpreenderão com as suas artes. A gastronomia despertará para que se experimentem outros sabores e se confraternize, e as diferentes oficinas procurarão trabalhar o conceito de público participante.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *