Cultura, Póvoa de Varzim

Rão Kyao no Garrett a não perder na Póvoa de Varzim

image002O reconhecido músico e compositor português Rão Kyao irá atuar no Cine-Teatro Garret no dia 12 de setembro, pelas 22h00.

“Intimismos” é o título dado pelo músico a este espetáculo, que subirá ao palco acompanhado por Renato Silva Júnior (acordeão, piano e teclas) e por Ruca Rebordão (percussão). O trio irá “passear” pela música tradicional e popular e por temas originais do último trabalho discográfico de Rão Kyao, “Coisas que a gente sente”.

As entradas já podem ser adquiridas, no Cine-Teatro Garrett, numa iniciativa em colaboração com o Cineclube Octopus.

Rão Kyao, nome artístico de João Maria Centeno Gorjão Ramos Jorge, nasceu em Lisboa, em 1947. Dá os seus primeiros passos musicais com o saxofonista Victor Santos com quem estudou teoria musical, solfejo, saxofone e flauta.

Instala- se, nos primórdios da sua carreira, em França onde permanece dois anos tocando com uma série de grandes nomes de jazz e de música de carácter étnico.

Em 1976, já em Portugal, grava o seu primeiro LP “Malpertuis”, que imediatamente o afirma como uma referência como instrumentista e compositor da música portuguesa. Em 1983, lançou o álbum “Fado bailado”,que viria a ser o primeiro álbum português a chegar a disco de platina.

Rão Kyao percorre o mundo com as suas atuações sendo, por isso, considerado um “embaixador” da música portuguesa. As suas composições refletem tanto a nossa forte raiz popular, as suas origens orientais (árabe e indiana), bem como a originalidade que as caracteriza.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *