Castro Marim, Sociedade, Turismo

Dias Medievais de Castro Marim recebem 90 mil visitantes

Dias Medievais 2014 (1)Foram cerca de 90 mil os visitantes da 17ª edição dos Dias Medievais de Castro Marim. Durante quatro dias, de 28 a 31 de agosto, a vila de Castro Marim recuou à época medieval, numa criativa e dinâmica recriação desta época.

Foram dias de magia e de fantástico, estes últimos que se viveram em Castro Marim. O castelo e as ruas da vila encheram-se de personagens mitológicas e históricas, guerreiros, monstros, princesas, reis e rainhas. As classes sociais misturaram-se, clero, nobreza, burguesia e povo conviveram alegremente, divertidos pela animação de rua, que percorreu incansavelmente todos os palcos do evento. Além dos grupos de música e de dança, como os “Abanderados de Tortosa”, “Jograis del Rei” ou “Le Condor”, os Dias Medievais foram animados por cavaleiros, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, contadores de histórias, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, entre muitos outros.

O desfile medieval pelas ruas da vila é um dos pontos altos do evento. Todos os anos milhares de pessoas participam no cortejo, trajadas a rigor, em representação das diferentes classes sociais que existiam na Idade Média.

Outro dos momentos marcantes dos Dias Medievais foi o Banquete Medieval, confecionado nesta edição por uma equipa coordenada pelo chef Loius Anjos. Por noite, cerca de 200 pessoas puderam deliciar-se com os melhores pratos da época, acompanhados de vinho, cerveja preta e cidra.

A sublinhar ainda a participação das associações locais, que exploraram as tasquinhas no castelo com ementas repletas das iguarias de então, com especial destaque para os pratos de caça, e a colaboração de artesãos, que abrilhantaram o evento com demonstrações das antigas profissões da Idade Média, como cirieiro, tosador, ourives, canteiro, barbeiro, ferreiro, sapateiro, tanoeiro e peleiro.

A 17ª edição dos Dias Medievais de Castro Marim foi encerrada pelo concerto dos “Le Condor” e pelo majestoso espetáculo de pirotecnia no castelo de Castro Marim.

Durante o mês de setembro será agendada uma reunião,organizada pela Câmara Municipal de Castro Marim e aberta a toda a população, no sentido de debater e recolher todos os contributos relevantes para o crescimento daquele que é o maior evento do concelho de Castro Marim e uma das feiras medievais de maior relevo do país.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *