Celorico de Basto, Sociedade

Vespas asiáticas proliferam em Celorico de Basto

_DSC5967As vespas asiáticas estão a ser motivo de atenção especial por parte da proteção civil de Celorico de Basto. Vários ninhos foram encontrados neste concelho que estão a ser prontamente destruídos. Desta vez, a proteção civil foi acionada para a freguesia de Fervença onde foram encontrados vários ninhos.

“Não consideramos tratar-se de uma praga mas estamos a dar especial atenção ao assunto. Já foram encontrados vários ninhos em diferentes locais do concelho por isso estamos atentos e a controlar para que a vespa velutina não prolifere e invada as colmeias dos apicultores locais,” salientou o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva

Em Celorico de Basto vários ninhos foram destruídos com recurso a maçaricos, sobretudo, e a outros meios que destruam os ninhos e os insetos.

A proteção civil aconselha a população a informar caso esteja na presença de um ninho de vespas asiáticas para ser prontamente destruído, e assim evitar a proliferação do inseto e ao mesmo tempo salvaguardar a população uma vez que, o ferrão pode causar efeitos imediatos no metabolismo humano.

A vespa asiática veio para a europa através de produtos hortícolas oriundos da china e normalmente, faz os ninhos nas árvores acima de 5 metros de altura ou nas zonas mais escondidas das casas. Os ninhos podem ter dimensões consideráveis.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *