Economia

ExpoMECÂNICA cruza a meta e (quase que) dobra a parada…

Imagem_EXPOMECANICAA Lusilectra e a Caetano Parts (da esfera da Salvador Caetano), o Grupo Nors (ex-Auto Sueco, de que fazem parte insígnias como a Express Glass/Axial, a AS Parts, a Civiparts, a One Drive e a Top Car) e a Würth Portugal são apenas algumas das mais recentes entradas para uma lista de que já fazem parte a Cometil, a Cetrus, a Sofrapa, a A. Vieira, a Domingos & Morgado, a AltaRoda, a Coperol, a Vieira & Freitas, a Intermaco, a Leatronic, a Inforap, a RPL Clima, a Japopeças e mais 51 (ver listagem em anexo).

 

Empresas a que seguramente se juntarão outras para dar forma à 1.ª edição do expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, que, de 3 a 5 de Outubro, levará o aftermarket automóvel (pós-venda e reposição) português até à EXPONOR – Feira Internacional do Porto (detalhes em http://www.expomecanica.pt/).

 

Organizado pela KiKai Eventos, e com os apoios institucionais da Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) e do Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), o certame tinha inicialmente a meta de 60 empresas, mas já garantiu cerca de 70 inscrições – marca que, a pouco mais de um mês do arranque, cumpre assim «as melhores expectativas» definidas pelo promotor à partida e a meta tida por «pragmaticamente ideal» para a estreia de uma feira deste calibre.

 

As expressões são, respetivamente, de José Manuel Costa e Sónia Rodrigues, sócios diretores da KiKai, e espelham a satisfação por, logo na edição inaugural, estarem a conseguir posicionar o expoMECÂNICA como o evento profissional de referência no nosso País, no respetivo setor, em «termos de representatividade, qualidade e quantidade» de participantes.

 

«A cadência atual de contactos e inscrições no acontecimento “obrigou-nos” a elevar a fasquia da participação. Deslocámos agora o objetivo para os 100 expositores diretos. É um desafio que julgamos exequível», revela José Manuel Costa.

 

Sónia Rodrigues secunda-o: «A resposta do tecido empresarial que suporta o setor foi, nestes três meses de trabalho intenso, extraordinária. Provou-se que, de facto, a análise e a perspetiva que tínhamos estava correta: havia um valor económico captável e muito interessante para uma exposição desta natureza».

 

O expoMECÂNICA ocupará o Pavilhão 6 e terá a decorrer simultaneamente, na área adjacente do recinto, a 12.ª edição do autoCLÁSSICO, o maior acontecimento dos veículos clássicos e de época do País. Na última edição, a exposição, sob dinamização da Eventos del Motor, congregou cerca de 250 empresas e recebeu mais de 30 mil visitas. E nas provas e exibições do Motorshow, um dos principais aliciantes da festa, participaram então cerca de 50 pilotos. A edição deste ano volta a prometer…

 

Um setor de seis mil empresas e responsável

 

por 2% dos salários dos portugueses…

 

Mais do que partilhar sinergias com o autoCLÁSSICO, o expoMECÂNICA dá expressão a um setor onde desenvolvem atividade cerca de seis mil empresas nacionais. Segundo dados recentes da ARAN, o valor dos salários dos portugueses ligados ao automóvel nos segmentos do grosso e retalho representará quase 2% do valor total dos salários em Portugal. E a fileira automóvel valia em impostos, em 2012, mais de 3,5 mil milhões de euros.

 

O Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto assume-se como uma plataforma profissional para lançamentos – das últimas novidades e soluções -, atualidades e negócios do setor, em torno de quatro eixos: peças e equipamentos, reparação e manutenção, tecnologias de informação e gestão, e, também, estações de serviço e lavagem de carros. Mas quer ir mais além. Daí compreender várias atividades paralelas, com o intuito de incrementar o dinamismo da feira, claro, mas sobretudo para atrair visitantes profissionais em busca de abordagens diferentes e enriquecedoras.

 

A conferência “Como criar negócio na oficina”, sob organização da revista especializada «Turbo Oficina», é a última novidade no rol de iniciativas complementares agendadas (ver programa em anexo). Tem os responsáveis oficinais como público-alvo, sobretudo, e decorrerá a 4 de outubro (sábado), das 9 às 13 horas. Temas em destaque: a fidelização dos clientes, a potencialização do negócio, a receção ativa, a necessidade de portais electrónicos oficinais, as virtualidades dos vouchers (caso prático) de compras e as novas oportunidades que se abrem às oficinas.

 

Confira de seguida toda a informação adicional sobre o expoMECÂNICA.

 

Os expositores: A Rectificadora de Guimarães, A. Vieira, AltaRoda, AP Comunicação, ARAN, CEPRA, ASG/Sage, Automatic Choice, Bombóleo, Caetano Parts, CARF, Cartões & Soluções, Cetrus, Cometil, Conversa de Mãos, Coperol/D. Costa, DS, Domingos & Morgado, Equiassiste, Escape Forte, Eurotax, Eurotransmissão, Euro-Tyre, Feiramaq, Gonçalteam, Hélder – Máquinas e Ferramentas, Implementos, Inforap/GTMotive, Infortrónica, Intermaco, Instituto Politécnico de Leiria, Ivepeças, JAO, Japopeças, Jesus e Baptista, José Fernando Unipessoal, JVR, Kiyu – Importação & Exportação, Leatronic, Lusilectra, Master Sensor, Mastergás, Maxolit, MGM – Manuel Guedes Martins, Mourauto, Neocom, Nors (Express Glass/Axial, AS Parts, Civiparts, One Drive e Top Car), Pneurama, Polibaterias, QF, Rodribench, RPL Clima, RSF, Rubber Vulk, Simecor, Sofrapa/Liqui Moly, Sousa dos Radiadores/Manuel Pereira de Sousa, Sparkes & Sparkes, TachoRosete, Tacofrota, Tecniamper, Tecniverca, Telepeças, Tips 4y, Tuga Pneus, Turbo Oficina/Turbo Pesados, Vieira & Freitas, Wurth. (Esta lista agrega somente as empresas com inscrição oficializada e confirmada até 26 de agosto de 2014)

 

As atividades paralelas: “Oficina em Movimento” (simulação funcional de uma unidade de assistência para serviços rápidos, com coordenação do CEPRA, apoio editorial da “Turbo Oficina” e produtos de empresas expositoras); “Agenda do Carro” (tribuna de debate, com especialistas, em torno das questões que mais interessam ao setor, tendo várias entidades e expositores como pivots); “Espaço Demonstração” (com novidades, produtos e serviços das firmas presentes); “Espaço Os Carros do Século XX” (mostra de automóveis emblemáticos, com as respetivas trajetórias e os momentos mais marcantes); Ações de Segurança e Prevenção Rodoviária (sob dinamização do Instituto Politécnico de Leiria); Leilões (com pendor de apoio social) de produtos auto; Passatempos variados (de cariz recreativo); “Car Lounge” (área no coração do salão, especialmente desenhada para atender à agenda social e de negócios dos clientes do expoMECÂNICA, num ambiente de sofisticação).

 

A síntese do evento: expoMECÂNICA – 1.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto

 

Organização: KiKai Eventos

 

Data: de 3 a 5 de Outubro de 2014

 

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhão 6

 

Horário: das 15:00 às 22:00, no dia 3 (sexta-feira); das 10:00 às 22:00, no dia 4 (sábado); das 10:00 às 20:00, no dia 5 (domingo)

 

Em exposição: peças auto; ferramentas; pneus; equipamentos para teste; oficinas mecânicas e elétricas; estações de serviços e de lavagem de carros; combustíveis; lubrificantes e aditivos; tintas e vernizes; ceras e materiais de limpeza; funilaria e pintura; tecnologia, equipamentos, produtos e serviços para a indústria automóvel; concessionários; entidades sectoriais; e publicações especializadas

 

Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.

 

Apoios:Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA)

 

Media partners: Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Turbo Oficina, Turbo Oficina Pesados e Vida Económica – Suplemento da Associação Nacional do Ramo Automóvel.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *