Seia, Sociedade

Festas animaram centro histórico de Seia

 

concerto_ana_mouraAs Festas do Concelho de Seia, que decorreram de 14 a 17 de agosto, revelaram-se um êxito, com o público a marcar presença de forma massiva e entusiástica, num certame que trouxe à memória as antigas Festas da Vila.

 

O novo modelo do evento valoriza, essencialmente, a componente festiva, desempenhado, durante muitos anos, pela Fiagris e, mais recentemente, pela Bolsa de Turismo de Seia.

 

As festividades assumiram, este ano, novos contornos, sendo transportadas para data coincidente (15 agosto) com a Padroeira da Cidade (Senhora da Assunção) e deslocalizadas para o centro histórico da sede do concelho, na àrea envolvente à Praça do Município, decorrendo paralelamente ao programa cultural e religioso, desenvolvido pela Comissão de Festas, à qual a Câmara Municipal deu o imprescindível apoio, financeiro e logístico.

 

No que se refere à programação dos eventos de caráter cultural, social e de puro entretenimento, concluímos que houve engenho e arte, por parte dos diferentes atores e entidades: Associação de Artesãos da Serra da Estrela, Associação Empresarial da Serra da Estrela, Comissão de Festas e Autarquia, para manter a cidade animada e proporcionar à população uma certa evasão, tão importante para a coesão social da comunidade, num tempo em que as dificuldades tendem para deprimir socialmente.

 

O Presidente da Câmara revelou os esforços conjuntos entre todos os parceiros, numa coordenação muito eficiente que envolveu dezenas de funcionários municipais e, igualmente, muitos voluntários que tudo fizeram para que fosse possível obter o êxito alcançado.

 

Além do sucesso que foram os concertos de Deolinda Bernardo e da Orquestra Juvenil da Serra da Estrela, as diversas mostras e animação das ruas, os espetáculos de Ana Moura e dos Clã, que encabeçaram o cartaz das festas, foram, inequivocamente, acontecimentos fenomenais, face ao “mar de gente” que inundou a cidade, sobretudo entre sexta-feira e domingo.

 

Relevar as iniciativas que muito enriqueceram a oferta cultural das festas, que contaram com mais de uma centena de expositores, distribuídos pela Feira de Artesanato, a Mostra Empresarial, das Instituições Particulares e de Solidariedade Social e do restante associativismo, bem como o Novo Mercado de Seia, que proporcionaram às famílias agradáveis passeios e visitas, atraindo sempre muita gente aos locais onde estavam sediadas.

 

Destacar também a animação propiciada pelas instituições artísticas do concelho, como são por exemplo, as Bandas de Santa Marinha, Carragozela e Loriga, o Grupo de Bombos Zés Pereiras, os Concertinistas da Folgosa da Madalena e São Romão, a Associação Musical e Juvenil de Tourais, o Rancho da Teixeira, o Grupo de Cantares Balancé da Cabeça, ou a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia, cujas participações muito engrandeceram as Festas.

 

A Câmara Municipal agradece a colaboração de todos quantos, de alguma forma, participaram no evento: Juntas de Freguesia, Associações, Coletividades, Empresas e Grupos Empresariais, Restaurantes e Industriais, Bombeiros Voluntários de Seia e funcionários municipais, bem como a todos os que a ele se associaram, absolutamente decisivos no sucesso alcançado.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *