Celorico de Basto, Turismo

Dezenas de milhares de pessoas na XVII Feira de Artesanato Gastronomia em Celorico de Basto

_DSC0971“Uma das feiras mais requisitadas de sempre que melhora a cada edição na qualidade e quantidade de produtos e com uma vertente económica com uma força cada vez maior”, palavras do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

 

De 14 a 17 de agosto, Celorico de Basto recebeu a XVII edição da Feira de Artesanato e Gastronomia que este ano contou com um número alargado de expositores, cerca de 200, e milhares de visitantes que não quiseram perder um dos eventos que mais se afirma na região.

 

“Este certame cresce a cada edição com dezenas de milhares de visitantes com uma componente de negócio forte, num espaço propício ao convívio da população residente, emigrantes e turistas que vêm propositadamente. Note-se que agosto é um mês de grande afluência ao concelho sendo que este evento é também uma forma de receber bem quem nos visita, um investimento com retorno para a economia local”, salientou o autarca.

 

A feira vai já na XVII edição e está cada vez mais vincada pelo artesanato que apresenta, mais selecionado, e uma gastronomia de qualidade. Quem visita a feira promete sempre voltar. “Esta feira é qualquer coisa de extraordinário, o espaço é muito agradável, tem belas peças de artesanato, a animação é uma constante e os pratos gastronómicos são deliciosos. Sou fã deste evento, apesar de não estar a residir no concelho, aproveito para tirar férias nesta ocasião para rever amigos e conhecidos, o que seria impensável em outras circunstâncias”, salientou Emanuela Valente, visitante do certame.

 

Os expositores mostram-se satisfeitos com o volume de negócios mas sobretudo com a promoção do produto. “Aproveitamos esta feira para vender os nossos produtos mas também para dar a conhecer os produtos novos. Esta feira que conta com milhares de visitantes é de facto o espaço certo para essa promoção onde é sobretudo, valorizado o que se faz no concelho de Celorico de Basto,” salientou Fernando Fevereiro, expositor.

 

Recorde-se que este ano a organização, o Município de Celorico de Basto, teve uma árdua tarefa na seleção dos expositores uma vez que a procura é cada vez maior e o espaço não permite a presença de todos.

 

O certame decorreu no Mercado Municipal e no Parque Lúdico do Freixieiro com a cerimónia de abertura a destacar, como habitualmente, a vista do presidente da Câmara a todos os stands presentes na feira.

 

Ao longo dos dias a animação foi permanente com vários grupos convidados. Recordar a presença da Banda de Música de Sta. Tecla na cerimónia de abertura, e no mesmo dia a atuação do grupo de Danças e Cantares do Divino Salvador de Ribas e o grupo “Charanga Apeles”. No feriado o desporto com um passeio de BTT noturno, foi ponto de destaque, e ainda a atuação do grupo “Maré Alta” e a “Banda do Galo”. Fez ainda parte do programa um passeio noturno, desta vez de jipes, e o grupo “os Amigos das Tainadas” e o grupo “Verde Canto”. Em dia de encerramento, salienta-se o passeio de clássicos, a atuação da “Tuna de Arnoia”, do Rancho Folclórico de Sta. Maria de Canedo e do Rancho Folclórico os “Amigos do Castelo”. Para terminar com tradição, a XVII Feira de Artesanato e Gastronomia brindou todos os presentes com uma sessão de fogo-de-artifício.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *