Cultura, Montijo, Sociedade

Montijo comemora aniversário

dia da cidade - manuela cavacoAs comemorações do 29.º aniversário da elevação de Montijo a cidade, no dia 14 de agosto, ficaram marcadas pela assinatura, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, dos Acordos de Execução entre o Município do Montijo e as Uniões e Juntas de Freguesia do concelho.

 

Um dia onde a autonomia local esteve, assim, em destaque numa cerimónia simbólica que formalizou a cooperação institucional entre a câmara e as juntas de freguesia. Uma cooperação classificada pelo presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, como “sã e democrática que permitirá melhorar os índices de conforto e qualidade de vida dos nossos cidadãos”.

 

O autarca deixou uma palavra de grande apreço pela “ação exemplar que as freguesias têm desenvolvido no concelho que muito tem prestigiado a administração autárquica no Montijo, cooperando com a câmara na melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos no quadro das relações institucionais e no apoio a todos os montijenses”.

 

Em dia de festa, o presidente Nuno Canta deixou expressa a necessidade futura de aprofundar “o desenvolvimento sustentável do concelho, assegurando ao mesmo tempo a coesão, a solidariedade e a igualdade”.

 

A cerimónia de assinatura dos acordos de execução contou com a presença dos presidentes das juntas e uniões de freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia; Canha; Montijo e Afonsoeiro; e Pegões. Por impossibilidade do presidente da Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes, o acordo de execução será assinado oportunamente.

 

Os acordos de execução concretizam a delegação de competências da câmara municipal nas juntas de freguesia para o mandato de 2013/2017, em áreas como a manutenção dos espaços verdes e do mobiliário urbano, a limpeza de vias públicas, pequenas reparações nas escolas, entre outras.

 

Para a concretização destas competências, a Câmara transfere recursos humanos e financeiros para as juntas de freguesia. No orçamento municipal de 2014, a verba total transferida ascende a mais de 445 mil euros.

 

 

 

Cultura no aniversário da cidade

 

 

 

As comemorações do Dia da Cidade contaram, ainda, com a inauguração da exposição coletiva “Faz p’ARTE” na Galeria Municipal, composta por obras de artistas do concelho, nomeadamente, Alexandre Henriques, António Fernandes, António João Rodrigues, Daniel Maia, David Campos, Duarte Crispim, Enrique Williams, José Fragateiro, Sara Loureiro, Sérgio Lemos e Susana Resende.

 

Para finalizar, na Praça da República, decorreu o Espetáculo Comemorativo do Dia da Cidade com as atuações da fadista montijense Manuela Cavaco, acompanhada à guitarra portuguesa por Luís Ribeiro e à viola por Lelo Nogueira, do grupo We Can Dance da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, do Grupo Coral do Montijo e do grupo AB Quinteto.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *