Cultura, Santa Maria da Feira

Imaginarius potencia internacionalização de projetos artísticos de Santa Maria da Feira

URBAM_All About Dance_1O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira definiu na sua estratégia a procura de oportunidades para a internacionalização de projetos artísticos do território de Santa Maria da Feira. Com este objetivo, e através de uma parceria com a XTRAX (Manchester, Reino Unido), uma companhia feirense irá divulgar o seu trabalho num showcase integrado na programação do Mintfest (Kendal, Reino Unido) para uma plateia de programadores europeus.

 

O Mintfest é um dos principais festivais de rua britânicos. No último fim de semana de agosto, a cidade de Kendal transforma-se num palco para dezenas de intervenções artísticas no espaço público, com a programação de mais de 80 espetáculos, oriundos de 10 países. Este festival atrai mais de uma centena de profissionais, oferecendo um conjunto de atividades paralelas. Nestas, integra-se o showcase organizado pela XTRAX que dará a oportunidade a 12 artistas de promoverem o seu trabalho para uma rede alargada de promoção artística, aumentando a visibilidade fora do território nacional.

 

O acordo com a XTRAX possibilita a seleção de uma companhia feirense para integrar este leque de 12 projetos. Assim, Vítor Fontes representará a companhia All About Dance neste evento, no sentido de promover o espetáculo URBAM, cuja versão de rua estreou na última edição do Imaginarius, em maio passado.

 

O Imaginarius foi, ainda, convidado a integrar o comité de avaliação e seleção da programação do Open Street International Showcase que decorrerá em Milão, entre 9 e 12 de outubro. Este certame é um dos maiores eventos profissionais da área, reunindo centenas de profissionais das artes de rua da Europa, numa dinâmica colaborativa com vista ao estabelecimento de parcerias entre festivais e artistas. Neste sentido, o festival convida os artistas locais a apresentarem as suas propostas para este evento até ao dia 24 de agosto.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *