Reguengos de Monsaraz, Turismo

Exporeg vai promover candidatura de Reguengos de Monsaraz a Cidade Europeia do Vinho 2015

Cerimónia de inauguração da Exporeg 2013A Exporeg – 22ª Exposição de Atividades Económicas vai decorrer entre os dias 14 e 17 de agosto no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz, com a participação de mais de uma centena de empresas que vão divulgar os seus produtos e serviços, realizar contactos e concretizar negócios. Nesta edição, o Município de Reguengos de Monsaraz vai divulgar a candidatura que vai apresentar a Cidade Europeia do Vinho 2015, assumindo o compromisso de realizar um conjunto de iniciativas que terão como objetivo central a afirmação da produção vitivinícola e o reconhecimento da qualidade dos vinhos produzidos no concelho, assim como a promoção das potencialidades turísticas e económicas, associadas ao Património Cultural Material e Imaterial que confere toda a singularidade do Alentejo.

 

Na Exporeg vão participar 82 empresas, empresários e instituições, de setores de atividade como a gastronomia e vinhos, serviços, artesanato, mobiliário, calçado, climatização, vestuário, produtos agropecuários, construção civil, comércio de automóveis, veículos motorizados e bicicletas, fotografia e vídeo, comunicação, novas tecnologias, entre outros. Durante este certame de atividades económicas realiza-se também a XIX Exposição de Pecuária, que integra 19 empresas e associações de criadores dos melhores exemplares das espécies bovina, caprina, asinina e ovina.

 

A AlentApp e o Município de Reguengos de Monsaraz lançaram uma aplicação inovadora sobre a Exporeg, que está disponível em Android (Google) e iOS (Apple) nas versões smartphone e tablet. Esta aplicação tem um pacote de informações úteis onde é possível consultar a agenda, mapa de espaços (interior e exterior com os locais de cada expositor), atividades e espetáculos que decorrem durante o evento, mas também algumas curiosidades sobre a Exporeg, a candidatura a Cidade Europeia do Vinho 2015, a gastronomia, os produtores de vinho e o enoturismo, a olaria, o artesanato, as infraestruturas e outros dados importantes sobre o concelho. A aplicação é gratuita para o utilizador e sem necessidade de acesso à internet após a sua instalação.

 

A cerimónia de inauguração da Exporeg decorre na quinta-feira, dia 14 de agosto, pelas 19h, e integra a apresentação do site Monsaraz 360, um dos primeiros sites nacionais com uma visita interativa completa a uma localidade através da tecnologia 360º HDR e de novos media para computador e smartphone. O site é bilingue, em português e inglês, tem galerias de imagens dos fotógrafos António Caeiro, João Fructuosa e David Ramalho, a história da vila, visita interativa 360 graus e o mapa de localização com informação das povoações mais próximas. As empresas locais poderão ter visitas interativas e assim ficarem associadas ao projeto. A primeira noite da Exporeg vai fechar com a atuação de Micaela.

 

No dia 15 de agosto, entre as 9h30 e as 14h, decorre uma recolha de sangue promovida pela Gota – União de Dadores de Sangue de Corval. Pelas 18h30 realiza-se uma Corrida de Toiros com os cavaleiros António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol e Vítor Ribeiro. Na Praça de Toiros José Mestre Batista, o Grupo de Forcados Amadores de Monsaraz vai pegar toiros da Ganadaria António Charrua, comemorar o seu décimo aniversário de atividade e a mudança de cabo.

 

Red Sox é o grupo que atua às 22h30 no palco da Exporeg, seguindo-se a partir das 00h30 largadas de toiros, perícia de campinos e sevilhanas no estacionamento superior do Parque de Feiras e Exposições.

 

No dia 16 de agosto, às 9h30, no Parque da Cidade, decorre uma aula de ginástica que terá cerca de 150 participantes, intitulada “Seniores a mexer”, e no Parque de Feiras e Exposições haverá demonstração e mostra de esculturas produzidas com motosserra pelo escultor Emmanuel Courtot. Pelas 11h, o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto vai apresentar no Auditório do Pavilhão Multiusos o Projeto de Reintrodução da Águia Pesqueira no Grande Lago Alqueva.

 

Às 18h decorre um Passeio Equestre, seguindo-se a partir das 21h o passeio BTT ao Luar e a Caminhada ao Luar. Dário sobe ao palco às 22h30. O artista ficou conhecido em 2009 por ter lançado um disco de tributo a Tony Carreira. A madrugada da Exporeg será preenchida a partir das 00h30 com largada de toiros, perícia de campinos e sevilhanas.

 

O último dia da exposição de atividades económicas terá o escultor Emmanuel Courtot a mostrar as suas esculturas produzidas com motosserra e às 18h realiza-se o Concurso Rainha das Vindimas. As candidatas vão desfilar com roupa prática, vestido de noite e traje alusivo à vinha e ao vinho. O júri vai eleger a Rainha das Vindimas de Reguengos de Monsaraz e a primeira e a segunda Dama de Honor, as candidatas vão escolher o Prémio Simpatia e o fotógrafo oficial nomeará o Prémio Fotogenia.

 

Para além dos prémios para as vencedoras, a Rainha das Vindimas de Reguengos de Monsaraz representará o município na Gala da Rainha das Vindimas de Portugal, a realizar no dia 20 de setembro, no Teatro Gil Vicente, em Barcelos e, durante o ano de “reinado”, poderá ser convidada pela autarquia a estar presente noutras iniciativas relacionadas com a promoção do vinho. A fechar a Exporeg, a partir das 22h30, atua o Grupo Banza.

 

A Exposição de Atividades Económicas e a XIX Exposição de Pecuária poderão ser visitadas diariamente entre as 10h e a meia-noite. No Parque de Feiras e Exposições realizar-se-á também a tradicional Feira de Santa Maria.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *