Sociedade, Trofa

Presidente da Câmara da Trofa e Presidente da CCDRN assinaram Contrato de Eficiência Energética da Academia Municipal da Trofa – Aquaplace

DSC_0011O Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto e o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Prof. Doutor Emídio Gomes rubricaram esta quarta-feira, 6 de agosto, o Contrato de Eficiência Energética da Academia Municipal da Trofa – Aquaplace, no âmbito de uma Candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao Programa Operacional Regional do Norte “Novo Norte (ON.2) – QREN – “Medidas para a Utilização Racional de Energia em Equipamentos Desportivos Municipais”.

 

Esta sessão contou ainda com a presença de Paulo Amaral, administrador da empresa municipal Trofa-Park, EEM (entidade gestora da Academia Municipal).

 

Este contrato representa uma poupança efetiva de cerca de 41% em gastos energéticos (gás, eletricidade e água) e envolve um investimento total de 316.680 euros, com apoio FEDER de 180.224,72 euros (cerca de 70%).

 

As obras previstas neste contrato que vai alterar as principais fontes de energia utilizadas na Academia Municipal da Trofa já estão a decorrer e incluem a instalação de 60 Painéis solares, para aquecimento de piscinas e águas sanitárias, instalação de caldeira de pellets de biomassa, para aquecimento de piscinas e águas sanitárias, instalação de telas térmicas nas duas piscinas, para retenção do calor da água durante os períodos de não utilização, otimização dos fluxos de águas sanitárias e rega e ainda a instalação de sistema centralizado de controlo de temperatura.

 

Durante esta assinatura, o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, lembrou que “esta aposta representa uma poupança importante nos custos energéticos da Academia, que rondam atualmente os 8000 euros/mês em gás, já que a intenção deste Executivo Municipal é diminuir os custos associados a esta valência, sem nunca prejudicar o bom serviço que presta à comunidade”.

 

Já o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Prof. Doutor Emídio Gomes, ressalvou “a pertinência deste contrato no sentido de garantir a sustentabilidade energética da Academia Municipal da Trofa”, e elogiou o trabalho desenvolvido pelo Executivo Municipal, liderado por Sérgio Humberto, salientando “a importância da dupla missão que a Autarquia está a cumprir, ao garantir a concretização dos muitos investimentos em curso no Concelho e em simultâneo acautelando a sustentabilidade financeira do Municipio, num esforço constante de salvaguardar o equilíbrio das finanças municipais, com rigor e seriedade, cumprindo e honrando compromissos com fornecedores e com todas as entidades com quem se relaciona”.

 

Este investimento representa ainda uma importante diminuição da pegada ambiental da Academia, num exemplo claro de preocupação com a sustentabilidade desta estrutura municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *