Economia, Santa Maria da Feira, Turismo

Comitiva francesa visita Viagem Medieval em Santa Maria da Feira e fomenta negócios entre os dois países

reunião Joué-Lés-Tours e ToursEventos como a Viagem Medieval em Terras de Santa Maria colocam o concelho no mapa em termos culturais e surgem como “atractivos turísticos” determinantes para a economia, defendeu o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa.

“Santa Maria da Feira é uma referência nacional na área cultural, apostando continuamente na criatividade, na inovação e no envolvimento da comunidade local”, disse, destacando que a Viagem Medieval “é uma referência a nível europeu e é o evento que mais visitantes consegue mobilizar”.

A dinâmica económica subjacente ao certame – que recria até ao próximo domingo episódios do reinado de D. Sancho II, quarto rei de Portugal – foi dada a conhecer pelo próprio autarca à delegação da Câmara de Joué-Lès-Tours e da Câmara de Comércio e Indústria da Touraine, de visita a Santa Maria da Feira.

Emídio Sousa, que reuniu demoradamente com a comitiva, aproveitou a ocasião para acordar o programa de trabalho para os próximos anos ao nível da geminação com Joué-Lès-Tours e “Tours Plus”.

A permanência do grupo francês em território feirense permitiu o estabelecimento de vários contactos com empresas do município que pretendem expandir os seus negócios em França, um dos maiores mercados para o escoamento dos produtos aqui fabricados.

A funcionalidade da plataforma de negócios “BIZfeira” foi uma vez mais elogiada, tendo a comitiva estrangeira realçado a importância da iniciativa de apoio ao tecido empresarial.

“Sou um acérrimo defensor dos empresários. É através do seu arrojo, da sua capacidade de assumir riscos, de inovar e de desenvolver ideias que se cria riqueza e se promove o emprego em cada país”, reafirmou. “Por isso, as nossas políticas municipais de incentivo privilegiam os investidores, os empresários e os empreendedores”, acrescentou o presidente da autarquia de Santa Maria da Feira.

 

Reunião de trabalho

 

Durante a reunião de trabalho entre a autarquia e a delegação francesa, que decorreu no passado dia 02, foi manifestada a disponibilidade por parte da Câmara de Joué-Lès-Tours e da Câmara de Comércio e Indústria da Touraine em acolher jovens empresários de Santa Maria da Feira, através do programa europeu “Erasmus para Jovens Empresários”.

A dinamização de encontros empresariais e disseminação de boas práticas entre as plataformas de negócios “BIZfeira” e “ESPACE AFFAIRES” foram outros dos temas abordados, assim como a realização de uma acção de promoção dos produtos regionais de Santa Maria da Feira em Joué-Lés-Tours.

Em cima da mesa também a possibilidade de participação de empresas de Santa Maria da Feira em eventos a realizar em Joué-Lés-Tours e Tours, tendo sido lançado mesmo o convite às empresas da área da construção civil sedeadas no concelho que desejem participar no “Salon Habitat em Tours”.

Os trabalhos permitiram fortalecer os laços de geminação, designadamente com a promoção de iniciativas na área da educação e cultura, como o intercâmbio entre a Assembleia de Crianças e a “Conseil des Enfants”.

Ficou ainda definido a realização – já no próximo ano – de um encontro de programadores e directores artísticos dos festivais Imaginarius e Années Joué, com a finalidade de conhecer em pormenor a organização e funcionamento de cada certame, tendo como meta a realização de uma criação comum  com artistas dos dois países. Este projecto deverá ser submetido ao financiamento do programa europeu “Europa Criativa”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *