Cultura, Óbidos

XX edição da Semana Internacional do Piano em 2015 em Óbidos

CMO_7D_20140726_0082498Encerrou mais uma edição da Semana Internacional do Piano de Óbidos (SIPO), que decorreu de 25 de julho a 3 de agosto. A SIPO 2014 reuniu, novamente, grandes personalidades do mundo da música, sendo, atualmente, um dos eventos musicais mais destacados do nosso País, com larga repercussão a nível internacional.

Para além dos cursos dos Masterclasses, que durante o dia decorreram paralelamente em vários locais, contou, igualmente, com os concertos que integraram o Festival e que, à noite, chamaram um público melómano cada vez mais numeroso e entusiasta. Atuaram nomes como Boris Berman, Paul Badura-Skoda, Luiz de Moura Castro, Bridget de Moura Castro, Josep Colom, Artur Pizarro e ainda os laureados do Prémio Antena 2 de 2013 ( Edgar Cardoso, Vasco Rocha, Lorenzo Pone e Margarita Nuller).

A edição deste ano incluiu ainda uma palestra por Rui Vieira Nery, “Identidade Nacional, Cosmopolitismo e Modernidade na Música Portuguesa: de Bomtempo a Lopes-Graça”, no dia 27 de julho, no Pavilhão da Casa da Barbacam, em Óbidos.

Segundo a Presidente da ACIM – Associação de Cursos Internacionais de Música, Manuela Gouveia, “a XIX edição da SIPO demonstrou, novamente, o interesse que este evento cultural desperta nos círculos musicais a nível internacional. A participação de alunos, professores e pianistas, oriundos de 14 países – entre eles Portugal – é a prova do sucesso cada vez maior que o conceito artístico e pedagógico do programa da Semana Internacional de Piano tem obtido ao longo destes anos. A ressonância positiva que a SIPO tem recebido da parte dos participantes e do público, encoraja os organizadores a aceitar o desafio de tornar a próxima edição da SIPO num evento digno do seu XX aniversário.”

Recorde-se que a SIPO é promovida e organizada pela ACIM, com o apoio financeiro e institucional da Câmara Municipal de Óbidos e do Ministério da Cultura, que desde o seu início lhe concede o estatuto de Interesse Cultural.


Sobre a ACIM – Associação de Cursos Internacionais de Música

A Associação de Cursos Internacionais de Música – Casa da Barbacam (ACIM), foi fundada em 1996, com sede em Óbidos, e constituída como uma associação sem fins lucrativos. Os objetivos a longo prazo que presidiram à sua constituição basearam-se na criação em Portugal de um núcleo de atividades artístico-culturais de renome internacional, que aposte na qualidade e na continuidade das iniciativas tomadas, sublinhando a importância do elemento internacional na formação de jovens músicos. A nível local, a ACIM tem desempenhado um importante papel no desenvolvimento cultural e turístico da Região Oeste já que, entre outras atividades culturais em que predomina a formação musical, a ACIM promove, desde 1996, a Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO). Refira-se, desde logo, que a Câmara Municipal de Óbidos atribuiu em 2005, por decisão unânime da sua composição, a Medalha de Mérito Municipal à ACIM pela realização da SIPO, pelo seu alto valor cultural e pelo impacto que este evento tem provocado na imagem e no desenvolvimento do concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *