Desporto, Óbidos

Etapa do Campeonato Nacional de SUP no concelho de Óbidos

CMO_7D_20140803_0083473A ASUPP – Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal, com sede na Lagoa de Óbidos, e a Câmara Municipal de Óbidos uniram-se para realizar, pela primeira vez,  uma etapa do Campeonato Nacional de SUP Race e Waves da Federação Portuguesa de Surf, que se realiza pela segunda vez no nosso país.  O evento decorreu no fim-de-semana de 2 e 3 de agosto, tendo-se realizado, com sucesso, as provas de Race na Lagoa de Óbidos e a prova de Ondas, na Praia D’El Rey.

A etapa foi constituída por três provas distintas. No dia 2, sábado, participaram 25 atletas, nas provas de SUP Race Maratona de 8 quilómetros, da parte da manhã e SUP Race Sprint, com hits de 200 metros, da parte da tarde. As provas contaram com atletas oriundos de norte a sul do país, incluindo um participante da Madeira e ainda participantes vindos do Reino Unido, França, Itália e Espanha. No conjunto das duas provas, sagraram-se vencedores os seguintes atletas:
1º classificado – José Cirilo, atleta da ASUPP e atual líder do campeonato de SUP Race
2º classificado – Pedro Agrafos, também atleta da ASUPP
3º classificado – Rui Meira, atleta da escola Rui Meira da Lagoa de Albufeira
A entrega dos prémios foi feita em Óbidos, na Praça de Santa Maria, pelos representantes dos principais sponsors e pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Óbidos com o pelouro do  desporto, Pedro Félix. Todos os participantes seguiram para o Mercado Medieval de Óbidos, onde puderam degustar uma refeição, oferecida pelo Município.

No dia 3, domingo, realizou-se a etapa de SUP Waves, com a participação de 22 atletas federados, na praia D’El Rey, junto ao Hotel Marriott Golf & Beach. Saíram vencedores:
1º classificado – Bruno Grandela, atleta da ASUPP e líder atual do campeonato de SUP ondas
2º classificado – Rui Fialho, atleta da ASUPP
3º e 4º classificado – Rui Horta e Pedro Casqueira, ambos da Costa da Caparica
A entrega dos prémios foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, por Susana Ribeiro, em representação do Hotel Marriott Golf & Beach e por Rogério Ivan, diretor executivo da Oeste Sustentável.

O Campeonato Nacional de SUP voltará a Óbidos em 2015, estando o Município de Óbidos empenhado em contribuir para o crescimento da modalidade no nosso país.

Recorde-se que o SUP, ou Stand Up Paddleboarding, trata-se de uma variante do surf, que tem vindo a ganhar, cada vez mais, adeptos em Portugal. É um desporto que consiste em andar de pé a remar sobre uma prancha em lagos, barragens, oceanos e rios. Permite o contacto direto com a natureza e pode ser praticado por todas as faixas etárias, o que o torna um desporto acessível e popular. A ASUPP é uma Associação sem fins lucrativos, para a prática, ensino e formação de SUP, realização de eventos sociais e de solidariedade, competições e atividades em colaboração com organismos oficiais, associações e clubes. A ASUPP, fundada em 2010, é a primeira Associação criada em Portugal para a modalidade de Stand Up Paddleboarding.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *