Castro Marim, Cultura, Sociedade

Roberto Leal e artesanato nas Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires em Castro Marim

Numa romaria tão eterna como a fé, de 14 a 17 de agosto, realizam-se as Festas em Honra de Nossa dos Mártires, na vila de Castro Marim, com um programa diversificado, onde as manifestações religiosas, o artesanato e a música vão estar de mãos dadas, em especial, através de um concerto do artista Roberto Leal.

Os festejos começam dia 14 de agosto, às 19.00 horas, com a abertura da Feira de Etnografia e Artesanato de Castro Marim, uma mostra dos saberes tradicionais, na qual participam artesãos a trabalhar ao vivo, produzindo algumas das peças que constituem o nosso artesanato. Uma hora e meia depois, é a vez da dança estar em palco com o grupo “Arutla”, a Associação de Dança Espanhola Gracia Diaz e o Quizomba com Ben Pedrosa. A animação musical prossegue pela noite fora com o Grupo + 2.

No dia 15 de agosto, dia principal das festas, as comemorações têm início com a Alvorada pela Banda Musical Castromarinense, seguindo-se, às 09.00 horas, o hastear da bandeira nos Paços do Concelho.

Durante a manhã, terão lugar manifestações religiosas das quais se destaca, às 10.30 horas, uma missa solene na Igreja de Nossa Senhora dos Mártires. Ao cair da tarde, às 19.00 horas, abrem-se de novo as portas da Feira de Etnografia e Artesanato, tal como acontecerá no sábado e domingo.

Às 20.00 horas, quando os sinos da torre da Igreja matriz tocarem em uníssono, a imagem veneranda de Nossa Senhora dos Mártires segue em procissão pelas ruas da vila, sendo acompanhada e saudada por milhares de fiéis devotos que, numa sublime manifestação de fé, homenageiam a padroeira de Castro Marim.

A anteceder o concerto de um dos grandes nomes da música portuguesa, Roberto Leal, às 21.00 horas, o fado marca presença com a fadista Elsa Jerónimo e os acompanhantes Mário Saraiva, Virgílio Lança e Miguel Drago.

No sábado, além da música de baile de José Gonçalves e do folclore do Rancho Folclórico do Azinhal, do Rancho Folclórico da Manta Rota e do Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor, haverá “Contos e Estórias” de Jorge Serafim, na Casa do Sal, em Castro Marim.

As Festas em Honra de Nossa Senhora das Mártires, que têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim, da Paróquia de São Tiago e o apoio das Associações Locais, encerram dia 17 de agosto com a 9ª edição de “Castro Marim – Palco do Acordeão”, espaço de divulgação da Escola de Acordeão de Castro Marim e de acordeonistas internacionalmente galardoados.

Para mais informações consulte www.cm-castromarim.pt ou a página do município no facebook www.facebook.com/municipio.castromarim.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *