Ansião, Sociedade, Turismo

Festas do Concelho de Ansião 2014

Cortejo Alegórico do PovoAs Festas do concelho de Ansião 2014, que incluem a Mostra de Atividades Económicas, decorrem entre 7 e 10 de agosto em vários espaços da vila de Ansião, com muitos eventos sociais, culturais e desportivos.

 

Como habitualmente, o primeiro dia das Festas do Concelho é dedicado à música mais jovem, com a Mostra de Música Moderna que acontece na Mata Municipal. Na noite de quinta-feira 7 de agosto sobem portanto ao palco as bandas Ansianenses Marca Branca, A Dama e os Vagabundos, Iron Soul e Jamnesis, tal como os Alemães .antonio, com cd novo lançado há pouco tempo.

 

 

 

Na sexta-feira dia 8 acontece pelas 18h00,no salão nobre dos Paços do Concelho, a Sessão solene de abertura das Festas. Depois os convidados vão visitar as novas instalações do

 

Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS +), seguindo-se a visita à Mostra de Atividades do Concelho de Ansião. Entretanto, terá já começado na piscina municipal o Festival Os Meus Mergulhos, que celebra o 7º aniversário daquele equipamento desportivo.

 

A exposição “Ansião Quinhentista” é inaugurada no Centro Cultural pelas 20h00, no ano em que se assinalam 500 anos dos Forais Manuelinos a terras de Ansião. Como é tradição na sexta-feira das Festas do Concelho, o teatro Olimpo sobe ao palco para apresentar, desta vez,

 

Harpagão o velho Avarento, a partir de um texto de Molière.

 

Fruto das estreitas relações de parceria e amizade entre Ansião e a cidade Alemã de Erbach, apresenta-se na Mata Municipal pelas 22h30 a Banda Dorfkapelle Lauerbach. A noite prossegue com um concerto com David Antunes & The Midnight Band com Vanessa Silva e um baile com os Só Ritmo, também na Mata Municipal.

 

 

 

Mantendo uma tradição que remonta ao séxulo XVII, o Mercado Municipal acolhe na manhã de sábado, dia 9, a Feira dos Poceiros. À tarde a Biblioteca Municipal assinala o seu 22º aniversário a partir das 15h30 e, às 16h00, no auditório municipal, é apresentado o livro

 

500 anos dos Forais Manuelinos a Terras de Ansião. Mantendo o tom nas boas tradições de Ansião, as ruas da vila acolhem, a partir das 18h00, mais uma edição do Cortejo Alegórico do Povo, composto por carros alegóricos preparados por Coletividades e Juntas de Freguesia que vêm mostrar práticas agrícolas, personagens, momentos históricos e locais marcantes. Pela qualidade do trabalho envolvido em cada carro alegórico, este é mais um Cortejo a não perder.

 

Mais tarde, pelas 20h00, inicia-se mais um Luz ke Fusko, na que será a oitava edição deste passeio noturno de BTT.

 

Outro grande momento destas Festas do Concelho acontece na Mata Municipal, a partir das 22h00, com Luís de Matos a apresentar na Mata Municipal a final do concurso de talentos Encant´Ansião. Um baile com a Banda 100 Tom termina o programa de sábado.

 

 

 

No domingo 10 de agosto o programa das Festas do Concelho inicia-se pelas 16h00, com a apresentação do livro O desabrochar do Lótus – O brilho do diamante interior, de Irene Valente, no Auditório Municipal. Paralelamente, no campo multiusos de Ansião disputa-se a final do troféu Inter-freguesias do Concelho de Ansião e, pelas 17h30 é homenageado naquele local Eusébio da Silva Ferreira, que na década de 80 participou na inaguração do primeiro equipamento desportivo ali instalado. Uma homenagem na qual estará representada a direção do Sport Lisboa e Benfica, nomeadamente através do seu Vice-presidente Dr. Alcino António. Também pelas 17h30 a Praça do Município acolhe um festival de folclore, com a presença do Rancho Folclórico Margaridas da Serra, da Serra do Mouro, do Rancho Folclórico Danças e Cantares de São Domingos, da Lagarteira e do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo.

 

Já à noite, na Mata Municipal, apresentam-se em concerto a partir das 22h00 a Banda da Sociedade Filarmónica Avelarense e a Banda Dorfkapelle Lauerbach, de Erbach. Outro grande momento deste último dia das Festas do Concelho é o concerto com João Pedro Pais, no Campo da Mata. Regressando à Mata Municipal, as Festas do Concelho de Ansião 2014 terminam com um baile com os Medley, prometendo prolongar-se até madrugada.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *