Cultura, Porto de Mós, Sociedade

Comemorações do 629º Aniversário da Batalha de Aljubarrota em Porto de Mós

sem nome“(…)No dia 14 de Agosto, logo pela manhã, o exército de D. João I ocupa uma posição fortíssima no terreno, escolhido na véspera por Nuno Álvares Pereira. (…)

Para a Europa, a Batalha de Aljubarrota constituiu uma das batalhas mais importantes ocorridas em toda a época medieval.

Para Portugal, esta batalha, ocorrida no planalto de S. Jorge no dia 14 de Agosto de 1385, constituiu um dos acontecimentos mais decisivos da sua História.”

Fonte: Fundação da Batalha de Aljubarrota

 

Foi no Castelo de Porto de Mós que as tropas de D. Nuno Álvares Pereira pernoitaram, na véspera da Batalha de Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385. Neste espaço, que é monumento nacional, delinearam-se os últimos pormenores da arrojada táctica do quadrado que viria a dar a vitória aos Portugueses, contra um exército muito superior, em número, ao seu, garantindo a independência de Portugal face a Castela. São decorridos 629 anos desta data.

Está, pois, dado o mote para a participação de todos no programa das Comemorações da Batalha de Aljubarrota, com início na Rua Cruz do Sabugueiro (junto à GNR), onde uma escultura mural, da autoria de Paulo Honorato, será inaugurada, representando a descida das tropas de D. Nuno Álvares Pereira, rumo aos campos de S. Jorge.

A cerimónia terá lugar às 20h30 e contempla um programa rico e variado, para toda a família, que se prolongará, em cortejo, até ao castelo onde a animação terá continuação com muitas surpresas!

Venha comemorar connosco esta noite única, pois afinal vencemos a Batalha Real e vencemo-la aqui, nos Campos de São Jorge, em Porto de Mós!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *