Mangualde, Sociedade

Apresentação Pública do Projeto “Dar e Receber.Pt”

Reunião do CLASMRealizou-se na passada terça-feira, da parte da manhã, mais uma reunião promovida pelo Conselho Local de Ação Social de Mangualde (CLASM), presidida por Maria José Coelho. A sessão teve lugar no Auditório da Câmara Municipal de Mangualde e ficou marcada pela Apresentação Pública do Projeto “Dar e Receber.Pt”, uma parceria estabelecida entre a Cáritas Diocesana de Viseu e a Entreajuda – Apoio a Instituições de Solidariedade Social, onde marcaram presença os respetivos representantes, Horácio Silva e Sofia Teles.

 

Este é um projeto que tem como mote aumentar a intervenção da sociedade civil junto dos que mais necessitam. “DAR E RECEBER.PT” tem por base uma plataforma informática e tem como principal função criar elos entre quem quer dar e quem precisa de receber. A estrutura permite pesquisar, de forma simples e intuitiva, as respostas sociais existentes. Aqui há um encontro entre quem necessita de ajuda e as instituições que têm capacidade de dar resposta perto da sua residência. Mangualde passa assim a contribuir para uma resposta mais alargada e mais eficaz perante as necessidades dos mais vulneráveis.

 

No decorrer dos trabalhos foram aprovadas, por unanimidade, a proposta de adesão do Centro Social Paroquial de Fornos de Maceira Dão e Associação AMARTE; o Plano de Ação e a atualização de Diagnóstico Social Concelhio. Ainda sobre este último tema, depois da aprovação em 18 de março do pré-diagnóstico foi apresentado para análise, discussão e aprovação do Diagnostico Social do Concelho, bem como o plano de ação de 2014 e 2015. A discussão e análise incidiram sobre as principais problemáticas do concelho de Mangualde, designadamente o Envelhecimento Desprotegido, a Disfuncionalidade Familiar, o Desemprego e os Comportamentos Aditivos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *