Cultura, Turismo, Vizela

Cultur 2014 conquistou Vizela

b_800_600_0_00_images_noticias_ed__sede_CMV O Município de Vizela, com o apoio do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal (GNP-AECT) e em colaboração com os municípios geminados de Caldas de Reis e Frontignan la Peyrade, acolheu de 25 a 27 de julho, na cidade de Vizela, o projeto “Cultura e Turismo como motor de desenvolvimento local, no âmbito da geminação de cidades europeias”, que resultou da aprovação de uma candidatura ao programa europeu “Europa para os Cidadãos”, ação “Encontros entre cidadãos de cidades geminadas”.

O projeto, bastante ambicioso, juntou arte e cultura, promoveu o turismo e desafiou a cidade, obrigando-a a refletir e a não ficar indiferente a toda movimentação que se gerou à sua volta. A cidade de Vizela foi, durante o final de semana, palco de experiências, misturas e de convívio entre habitantes das três cidades irmãs.

A parceria com o Festival Vizela acrescentou valor, público, participação e visibilidade ao Cultur Vizela 2014.

Passaram por Vizela 17 cidadãos franceses, liderados por Gérald Prellezo, um grupo composto por artistas grafiteiros, bailarinos Break Dance e responsáveis pela imagem e comunicação. A representação das termas de Balaruc-les-Bains, concelho vizinho de Frontignan, ficou a cargo de Brigitte Lanet.

O grupo espanhol chegou a Vizela dividido em 3 grupos.

A equipa artística, que desenvolveu o projeto KALDARTE VZ NEXO CR, liderada por Juanjo Fuentes e composta pelos artistas plásticos NOEL PÉREZ, LORENZO CRUZ, DOA OCAMPO AMAYA GONZÁLEZ e JOSÉ MANUEL VIDAL.

Esta equipa esteve no terreno, onde desenvolveu as suas intervenções artísticas, um projeto que, pela sua complexidade e especificidade, conseguiu atingir os objetivos propostos. A arte intrometeu-se na monotonia e rotina e provocou Vizela. Os vizelenses estranharam.

As obras produzidas dividiram-se em instalações definitivas e provisórias. Destacamos as obras que vão permanecer e que ficaram instaladas num edifício na Av. Abade Tagilde, da autoria de Lorenzo Cruz. A pintura em grande escala de Noel Perez na Rua Ferreira Caldas e o acróstico de letras com o tema Vizela da autoria do artista JESÚS IGLESIAS instalado na fachada do edifício sede da Câmara Municipal.

O segundo grupo espanhol representava institucionalmente o Município de Caldas de Reis e era liderado pelo Presidente da Câmara da autarquia Galega, Juan Manuel Rey, que se fez acompanhar pelo vereador e técnica da cultura. A Presidente e um grupo de membros do grupo de gaitas e danças “as Burgas” também marcou a sua presença.

A inauguração deste evento realizou-se na manhã do dia 25, pelo edil vizelense Dinis Costa, na companhia do representante do grupo informal de jovens 6RUPO, seguindo-se uma visita pela exposição – A caminho de Santiago, que esteve patente durante o Festival Vizela e que retratou toda a viagem de um grupo de vizelenses que, há um ano atrás, efetuou o percurso pedestre até Santiago, partindo da cidade de Vizela.

A manhã do dia 26 ficou também marcada pelo Workshop de políticas europeias – A estratégia 2020 aplicada ao território, que contou com a presença de Maria Geraldes, Diretora AECT – GNP, de D. Xosé Lago, Subdiretor Geral Relaciones Exteriores e com a UE, Xunta de Galicia, de Rosário Correia Machado, Diretora da Rota do Românico e de Isabel Pinheiro e Luís Ferreira – Rotaract de Vizela – Projeto Baiciência, que mostraram o projeto High Tech 4 Nature, implementado no verão passado no parque das termas de Vizela no âmbito do projeto europeu – Juventude em Ação. A moderação do debate esteve a cargo de Dora Gaspar, Vereadora da Câmara Municipal de Vizela.

Na tarde do dia 26, realizou-se o Workshop sobre Arte Urbana – O que nos une?, no qual estiveram em destaque os projetos rendez-vous cultural, assim como a realidade de Frontignan no que diz respeito a esta forma de expressão artística.

A noite de 26 foi de diversão no Festival Vizela, onde a equipa de bailarinos Break Dance teve a oportunidade de demonstrar de uma forma brilhante, todas as suas habilidades.

No sábado, o programa Cultur arrancou com a realização do Workshop sobre Termalismo – O Termalismo como motor de desenvolvimento local, moderado por Agostinho Peixoto, da Turismo do Porto e Norte de Portugal, e que contou com a participação de Xavier Ballbé Mallol, Diretor do Observatório Nacional de Termalismo de Espanha; de Brigitte Lanet e Jessy Eydieux – Representantes das Termas Balaruc – Município vizinho de Frontignan la Peyrade, de Sandra Guimarães, Diretora Geral do Hotel Bienestar e de Frederico Salgado, Médico Hidrologista das Termas de Vizela (Bienestar).

A noite foi de celebração e de mistura com a cidade. O grupo de danças e gaitas ‘As Burgas’ realizou algumas demonstrações no centro da Cidade. Já os mais jovens marcaram presença na segunda noite do Festival de Vizela. Os break Dancers franceses voltaram a dançar e o jovem dj francês Morgan teve a oportunidade de tocar no palco Eletrónica.

A manhã de domingo começou com o passeio pelas instalações artísticas produzidas nos diversos locais da cidade. Para além das obras produzidas no âmbito do projeto Kaldarte, a comitiva visitou o mural graffiti, produzido pelos franceses Robin e James e pelo Luso-galaico Roberto. De referir também que os jovens vizelenses puderam experimentar e criar o seu próprio graffiti, ao lado do local intervencionado, junto ao mercado municipal de Vizela.

O projeto Cultur 2014 terminou no parque das termas, com a chegada de 110 galegos oriundos de Caldas de Reis e onde se realizou um arraial minhoto e uma prova de produtos regionais das três cidades irmãs.

A tarde terminou ao som das gaitas e ao movimento das danças galegas do grupo “As Burgas”.

Foi um final de semana intenso. Cheio de cultura, diversidade, juventude, arte e tradição. A geminação ficou mais fortalecida. As pontes construídas entre os três países aproximaram os seus cidadãos. A consciência europeia foi promovida. Juntos ficamos culturalmente mais ricos.

 

Intervenções artísticas do Projeto Kaldarte Vizela: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.264351907098984.1073741851.170570423143800&type=1.

Mais fotos em https://www.facebook.com/CMVizela.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *