Desporto

Espetáculo e Ciclismo de mãos dadas

ApresentacaoEquipa-SelecaoNacionalApresentadas as equipas da 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros ficou tudo a postos para o início da competição. A prova começa hoje, em Fafe, com um Prólogo de 6,8 Km delineado no percurso urbano da “Sala de Visitas do Minho”.

 

Quando passarem exatamente três minutos das 15 horas, o relógio vai iniciar a contagem de tempo do japonês Kota SumiYoshi (Team Ukyo), o primeiro a fazer-se à estrada pela ordem de saída do contrarrelógio individual. O derradeiro corredor a começar o Prólogo será o espanhol Gustavo Veloso (OFM/Quinta da Lixa) às 17h20. Em média, os corredores gastarão cerca de oito minutos a fazer o percurso que vai assinalar as primeiras diferenças da competição.

 

À hora a que este comunicado de imprensa é difundido ainda não se conhece o diretor desportivo da equipa OFM/Quinta da Lixa por afastamento do anterior responsável – José Barros – e pelo nome agora indicado – Jesus Rosendo – não estar ainda devidamente inscrito na UCI. Aguardam-se desenvolvimentos nas próximas horas.

 

138 homens integram o pelotão que vai percorrer mais de 1600 quilómetros entre Fafe e Lisboa. São os tradicionais 11 dias de competição que já fazem parte do verão português chamando milhares de adeptos e entusiastas para a beira da estrada num verdadeiro fenómeno popular de cor e animação que se estende ao país real.

 

Na tarde desta terça-feira, a RTP apresentou as cores das equipas que vão participar na prova. No formato habitual de programa/espetáculo ao vivo e em direto, realizado na Praça das Comunidades, em Fafe, a estação de televisão oficial da Volta mostrou os 138 corredores que vão iniciar a competição. Entre calor, muito público, música, animação, entrevistas e comentários foram desfilando as 16 equipas que vão lutar pela Camisola Amarela Liberty Seguros.

 

“Velhas Guardas” antecipam Prólogo da Volta

 

Poucos momentos antes de serem dadas as primeiras pedaladas da 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros, o circuito de Fafe será percorrido, ao início da tarde de dia 30 julho, por antigas glórias do ciclismo português que se movimentaram para homenagear a Volta, o maior evento da modalidade em território português.

 

Serão mais de 50 antigos corredores que vão apresentar-se na zona de partida exibindo equipamentos e bicicletas de outros tempos numa iniciativa impulsionada por Marino Fonseca, corredor entre 1980 e 1992. “Tudo começou num grupo de Facebook com ex-ciclistas. Pensei numa maneira de nos juntarmos e achei que a Volta a Portugal seria um pretexto excelente”, explicou Marino Fonseca.  Para o antigo corredor nos últimos anos tem havido um afastamento das “velhas glórias” do ciclismo nacional. “Esta é uma maneira de trazer ex-corredores, alguns deles vencedores da Volta, ao ciclismo e à prova rainha desta modalidade em Portugal.”  Manuel Cunha, Celestino Oliveira, Delmino Pereira, atual presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Fernando Carvalho e tantos outros são apenas alguns nomes que correram entre 1970 e 1999 e que esta quarta-feira vão desfilar em Fafe.

 

Prólogo // 30 julho 2014

 

Fafe  – Fafe // 6,8 Km

 

Partida 1º Corredor – 15h03

 

Partida Último Corredor – 17h20

 

A “Sala de Visitas” do Minho abre, este ano, a competição. O Prólogo em sistema de contrarrelógio individual, mais longo que o habitual com 6,8 Km será realizado em Fafe onde, após a cronometragem rigorosa dos centésimos de segundo, será atribuída a primeira liderança.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *