Amadora, Sociedade

Amadora lança 5.ª Edição do Orçamento Participativo

PrintA Câmara Municipal da Amadora lança a 5.ª Edição do Orçamento Participativo (OP).

 

Os munícipes vão poder de novo contribuir para a construção da cidade, apresentando propostas até ao próximo dia 18 de agosto, que serão submetidas a votação no período de 22 de setembro a 12 de outubro.

 

O OP segue uma política de aproximação aos cidadãos e sua integração de forma direta no processo de decisão quanto à vida da cidade.

 

Algumas das obras dos Orçamentos Participativos dos anos anteriores estão ainda em curso, pelo que o OP 2015 terá quinhentos mil euros repartidos pelos anos de 2015 e 2016.

 

O modelo adotado para o OP 2015 é co-decisional, sendo os cidadãos chamados a votar nas propostas a selecionar para as Grandes Opções do Plano e Orçamento 2015. Porém, as propostas colocadas a votação são previamente avaliadas quanto à sua exequibilidade técnica e ajustamento à dimensão financeira da edição.

 

As propostas são votadas online, no site op.cm-amadora.pt, e em novembro serão apresentados os resultados.

 

Nas anteriores edições do OP foram apresentadas propostas que se revelaram pertinentes e resultaram na execução de projetos que contribuem para a qualificação do espaço público e a promoção de estilos de vida saudáveis através da criação de condições para a atividade física informal.

 

A implementação do OP no concelho da Amadora é considerada de extrema importância por esta autarquia, tendo como objetivos:

 

– Incentivar a participação dos cidadãos na vida pública;
– Aumentar a transparência e a eficiência da tomada de decisão;
– Exigir ao poder político um maior cuidado na prestação de informação às populações quanto aos gastos públicos;
– Gerar maior proximidade e confiança entre poder político e população;
– Incrementar a participação democrática dos cidadãos.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *