Celorico de Basto, Sociedade

Milhares de pessoas nas Festas do concelho em Celorico de Basto

_DSC9069O cortejo etnográfico foi o ponto alto das festas do Concelho que contou com a colaboração em massa das gentes de Celorico de Basto.

 

“As Festas do Concelho tiveram um programa vasto que atraiu milhares de pessoas a Celorico de Basto. Destaco os concertos musicais com a presença de bandas nacionais amplamente conhecidas mas sobretudo, as bandas locais que deram um grande concerto e proporcionaram uma noite muito agradável a todos os presentes. Nestas festas saliento a colaboração das juntas de freguesias e associações locais que participaram no cortejo etnográficos e destacaram aos usos e costumes que nos caracterizam. De facto, e apesar das dificuldades financeiras, as Festas do concelho continuarão a ser uma data de referência cultural em Celorico de Basto” salientou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

 

As festas do concelho em honra de S. Tiago iniciaram em Celorico de Basto no dia 24 e terminaram ontem, 27 de julho, com muitas atividades culturais dispostas por diferentes palcos colocados na Vila de Celorico de Basto.

 

Foram quatro dias de muita animação com uma oferta cultural vasta e dirigida a todos os gostos.

 

Como habitualmente destaque para o cortejo etnográfico como ponto alto pela participação ativa das gentes de todos os pontos do concelho com cerca de 90 carros alegóricos a participar que destacaram os usos e costumes que identificam a região.

 

As festividades começaram na quinta-feira, véspera de feriado, com destaque para atuação do grupo “Clubedemusica.com” e convidados que proporcionaram um espetáculo musical ímpar. No feriado, decorreu a tradicional missa em honra do padreiro das Festas do Concelho, S. Tiago, na Capela de Nossa senhora da Conceição, presidida pelo arcipreste de Celorico de Basto, Albano Costa. Neste dia decorreu ainda uma aula de zumba com cariz solidário, “Zumba Solidária” e o despique de bombos com a participação dos Bombos de Agilde, os Amigos da União de Basto, os Caetanos de Gagos, os Boinas Negras de Carvalho, os Zés Pereiras de Carvalho, os Bombos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, os Bombos de Sta. Maria de Moreira do Castelo, os Zés Pereiras de S. Romão do Corgo e os Bombos do Castelo em Movimento. O parque Lúdico do Freixieiro foi um palco muito requisitado com a atuação banda “Corre Amor e Para” e os “Rapariga Eléctrica”. No sábado, milhares de pessoas passaram por Celorico de Basto para assistir à Banda “Os Azeitonas” e à banda “Rosinha”, espetáculos intercalados com uma majestosa sessão de fogo de artifício.

 

O grande dia das Festas ontem, domingo, teve por destaque o cortejo etnográfico mas a festa decorreu ao longo de todo o dia. A manhã começou com a Caminha pelo Castelo, um percurso circular com cerca de 12km que deixou “encantados todos os participantes”, uma iniciativa da associação “Basto Move.te”. Ao longo do dia a animação foi permanente em diferentes locais da vila. Terminado o cortejo etnográfico, todos os participantes puderam usufruir da “Merenda de S. Tiago”, com as tradicionais vitelas assadas. As Festas do Concelho terminaram com o Festival de Folclore que contou com a atuação de todos os ranchos locais. A referir pela ordem a de atuação o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Desportivo dos Amigos do Castelo, o Rancho Folclórico de Sta. Maria de Canedo, o Rancho Folclórico de Gandarela, Grupo de Danças e Cantares do Divino Salvador de Ribas, Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de S. Bartolomeu do Rego.

 

Recordar que durante os quatro dias de festividades a animação foi permanente no Parque Lúdico do Freixieiro, com as barraquinhas das Associações, foi ainda destaque as alvoradas e as arruadas de Bombos.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *