Loures, Sociedade

Festejar Loures

128º aniversário do Concelho LouresO Concelho de Loures celebra o 128º Aniversário, no dia 26 de Julho. As comemorações decorrem, durante hoje e os dias 25, 26 e 27, na cidade de Loures.

Nesses dias, a Rua da República estará fechada ao trânsito, das 18h00 às 24h00, entre o Pavilhão Paz e Amizade e o Jardim Major Rosa Bastos com uma feira de rua, além de uma programação- dinamizada, no essencial, pelo Movimento Associativo do Concelho- que inclui música, atividades desportivas e ateliês.

 

Os festejos têm início no dia 25, às 17h30, no jardim em frente aos Paços do Concelho, com a apresentação da obra de restauro do Monumento aos Combatentes de Loures mortos na Grande Guerra.

No Largo 4 de Outubro, o Rancho Folclórico do Bairro da Fraternidade vai atuar a partir das 21h30, e o Sport Clube Sanjoanense proporcionará um espetáculo de danças de salão, na Rua da República, às 21h00.

Os Paços do Concelho recebem, cerca das 21h30, a Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures e, às 22h30, o Grupo Coral e a Orquestra Ligeira da Sociedade Recreativa e Musical 1º de Agosto Santa Iriense.

 

No dia 26, feriado municipal, decorrerá, a partir das 21h30, junto aos Paços do Concelho, a Cerimónia das Condecorações Municipais. Nesta Sessão Solene, serão agraciados Carlos Manuel Paniágua da Silva Féteiro (pelo desenvolvimento cultural e artístico, em particular do Teatro Amador de Loures) e Maria Fernanda Banha Duarte Castro Fontes (proprietária e diretora técnica de farmácia, em Moscavide) com a Medalha de Honra do Concelho de Loures. Por Mérito Cultural e Educativo, será distinguido o Grupo de Teatro Amador Corações de Vale Figueira, e por Mérito Empresarial serão reconhecidas a Montiqueijo e a Science4you. A Medalha de Mérito Desportivo vai ser atribuída à Equipa de Juniores do Sport Grupo Sacavenense. Abílio Fernando dos Santos de Sousa receberá, a título póstumo, a Medalha Municipal de Mérito e Dedicação à causa autárquica. A Medalha de Serviços Distintos vai ser entregue a Ana Rosa Sirgado da Silva Santos Barreto (no Agrupamento de Escolas da Apelação desde 1997).

 

Ainda no sábado, às 22h00, vai realizar-se o I Festival de Música Moderna, no Jardim Major Rosa Bastos, em Loures.

Na Rua da República, vão praticar-se aulas de zumba pelo GimnoFrielas e de defesa pessoal pela Academia Mestre Pisa, a partir das 21h00.

No Largo 4 de Outubro, vão estar o Rancho Folclórico do Grupo Desportivo de Lousa, pelas 21h30, e o Grupo de Danças e Cantares do Catujal, às 22h30.

 

No domingo, dia 27, os Paços do Concelho acolhem artes circenses pela Associação Gato Ruim, às 21h00, seguindo-se as atuações da Banda de Música da Sociedade Recreativa de Pintéus, às 21h30, e da Orquestra Ligeira do Clube União Recreativa de São Julião do Tojal, às 22h30.

O Rancho de Folclore Infantil “Os Ceifeiros da Bemposta” atuará às 22h30, no Largo 4 de Outubro.

 

De sexta-feira a domingo, haverá animação desportiva, desde as 17h00, no Jardim Major Rosa Bastos, com xadrez gigante, voleibol, basquetebol e futebol, e o Teatro Ibisco percorrerá os espaços comerciais entre as 18h00 e as 24h00.

 

Durante estes três dias, continuará a decorrer, junto ao Pavilhão Paz e Amizade, o “Caracol Saloio” que trouxe já dezenas de milhares de visitantes ao Concelho de Loures.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *