Borba, Cultura

Cinema Português em Movimento no concelho de Borba

Fados (1)O concelho de Borba integra a 2ª edição do Cinema Português em Movimento, uma iniciativa do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual. Uma parceria com o poder local que integrada as comemorações oficiais dos 40 anos do 25 de abril, e irá decorrer durante os meses de julho, agosto e setembro.

 

De forma a divulgar a cinematografia nacional pelo país, esta iniciativa assenta na exibição, gratuita e ao ar livre, pelas aldeias e vilas portuguesas, de diversas obras cinematográficas nacionais, entre as quais duas curtas-metragens de animação alusivas ao 25 de abril. Nesta segunda edição, o Cinema Português em Movimento passará por 40 localidades de diversos municípios, tendo sido tida em conta a escassez de exibição cinematográfica naquelas zonas e a inexistência de qualquer sala de cinema.

 

Hoje será projetado “Amália – O Filme”, no Largo da Igreja, em Orada, a partir das 21.00 horas. Um filme realizado por Carlos Coelho da Silva, com os atores Sandra Barata Belo, Carla Chambel, Ricardo Carriço, José Fidalgo, António Pedro Cerdeira, Ricardo Pereira e António Montez. Trata-se da primeira biografia ficcionada da fadista Amália Rodrigues, estreado em dezembro de 2008.

 

Amanhã, sexta-feira, às 21.00 horas, será projetado o filme “Fados” na muralha do Castelo de Borba, na Avenida do Povo, realizado por Carlos Saura, com interpretações de Mariza, Camané, Carlos do Carmo e Carminho, entre outros. O filme estreou em 2007 e relata a visão do autor sobre o fado, recebeu o Prémio Goya para melhor canção original: “Fado da saudade”. No sábado, pelas 21.00 horas, o Largo da Misericórdia em Borba recebe a projeção do filme “Cinco dias, cinco noites”, realizado por José Fonseca e Costa em 1996, com participação de Vitor Norte e Paulo Pires. Um filme que tem como base o romance homónimo de Álvaro Cunhal, escrito com o pseudónimo de Manuel Tiago.

 

No domingo, dia 27, será a vez de Rio de Moinhos receber o filme “A bela e o paparazzo”, pelas 21,00 horas no Largo do Arrabalde, uma comédia romântica realizada por António Pedro Vasconcelos, com Soraia Chaves e Marco d’Almeida, estreado em 2010.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *