Oliveira de Azeméis, Sociedade

Oliveira de Azeméis apresenta projeto Intercultural

DSC08603«Somos uma comunidade acolhedora». Foi assim que Gracinda Leal, vereadora responsável pela ação social da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, iniciou o seu discurso no dia em que foi apresentado publicamente o projeto «Azeméis Intercultural».
O projeto, dirigido aos nacionais de países terceiros residentes no concelho, pretende ser um meio promotor da interação entre as pessoas, um incentivo à participação cívica e um transmissor de saberes e valores.
Segundo a autarca, «o intercâmbio de culturas é um processo que enriquece a comunidade e por esse motivo Oliveira de Azeméis tem vindo a acolher 532 imigrantes de 31 nacionalidades».
«É já um grupo ao qual devemos olhar de forma diferente», rematou Gracinda Leal.
Na sessão pública de apresentação do projeto, que decorreu no auditório da biblioteca municipal Ferreira de Castro, foram dados a conhecer os principais objetivos e atividades a desenvolver.
Foi ainda entregue a todos os nacionais de países terceiros o «Interpass», um Passaporte Intercultural que será validado ao longo do projeto.
O mesmo passaporte pretende aprovar a presença dos residentes nas principais iniciativas a levar a cabo neste projeto no sentido de incentivar a mais ampla participação e fomentar a vivência de novas experiências.
O Interpass habilita o seu portador a um prémio final, sendo para tal obrigatória a participação em pelo menos 12 atividades.
O prémio é atribuído através de um sorteio final, a realizar na sessão de encerramento agendada para o dia 26 de junho de 2015.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *