Cultura, Santa Maria da Feira

Ceias medievais no coração da cidade de Santa Maria da Feira

folheto_ceias_VM14-page-001As ceias medievais regressam ao programa da Viagem Medieval, nos dias seis e oito de Agosto, pelas 20h30, escolhendo a antiga Estalagem da Feira, para receberem os mui nobres comensais, para uma noite inesquecível. Na edição deste ano, com a impossibilidade de as ceias medievais acontecerem no seu palco privilegiado, pela intensa programação do Castelo, durante o evento, estas terão lugar no coração da cidade, num edifício também muito emblemático – a antiga estalagem da Feira, que também foi Escola de Hotelaria.

 

El Rei D. Sancho Il faz saber que aos seis e aos oito dias do mês de Agosto, do Ano da Graça de dois mil e catorze, irá realizar-se um grande banquete real, na Estalagem da Feira. A todos os ilustres comensais da Corte de El’Rei D. Sancho ll manda-se apreciar as viandas que serão servidas, a folia dos saltimbancos, as melodias de música e os arremedilhos dos histriões.

 

Será assim, num verdadeiro banquete real, com abastança de comidas e bebidas, honras e cerimonias que todos os comensais serão convidados a reviver as noites de folia da Corte real D. Sancho II! Após a ceia os ilustres comensais poderão continuar esta viagem no tempo, participando na restante programação do evento.

 

Da ementa constam uma grande diversidade de petiscos salgados, um caldo de aves e viandas, como as bochechas de porco bísaro em vinho tinto e as espetadas de peixe, com acompanhamento de legumes, cogumelos e castanhas. Como manda a boa regra, as viandas serão regadas por um bom vinho, sangria e limonada. As frutas do pomar e os doces não faltaram como o leite-creme com frutos silvestres, sendo a Fogaça rainha da festa acompanhada com queijos curados e com Châmoa.

A animação será também um prato forte, com diversos grupos a desfilarem no espaço, numa pequena mostra da animação do evento. Teatro, musica, dança, lutas de armas e muitas mais performances contagiarão os visitantes com muita animação.

 

As “Ceias medievais em Santa Maria da Feira” constituem um produto turístico do concelho, que oferecem aos participantes momentos de história, cultura e lazer. Estas vão sendo realizadas ao longo do ano, para grupos organizados sob prévia marcação, no habitual cenário do Castelo da Feira. Ainda no passado mês de Junho, a Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira organizou uma ceia, tipo volante, num contexto de casamento medieval.

 

No âmbito da Viagem as ceias medievais serão abertas ao público em geral, com inscrições abertas nas datas mencionadas, havendo ainda a possibilidade de outras datas, para grupos organizados, sociais ou empresariais.

Para reserva ou mais informações os interessados poderão consultar o web site do evento ou contactar a entidade organizadora, através do telefone 256375460. O ingresso da ceia medieval será de 55€, para adultos e de 35€, para crianças, a partir dos quatro anos de idade, sendo as restantes gratuitas.

 

Venha reviver o passado nos seus encantos medievais, na rudeza do repasto, nas infinitas e diversas iguarias e manjares, no estrondo da animação, numa verdadeira encenação medieval!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *