Lamego, Sociedade

Secretário de Estado do Desporto e Juventude visita Centro Cultural e Recreativo de Ferreirim em Lamego

O Centro Cultural e Recreativo de Ferreirim, em Lamego, recebeu, na tarde de 17 de julho último, a visita do Secretário de Estado do Desporto e Juventude. No âmbito do “Roteiro do Associativismo”, a comitiva presidida por Emídio Guerreiro passou também por associações como a Adamastor, em Viseu, o Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Santiago de Besteiros (Tondela) e a Associação Cultural e Recreativa de Arcozelo (São Pedro do Sul), entre outras instituições.

Com o objetivo de aprofundar, no terreno, o conhecimento e reconhecimento do movimento associativo jovem, para melhor conhecer as realidades associativas dos jovens e alguns dos seus projetos de referência, Emídio Guerreiro usufruiu da visita ao Centro Cultural e Recreativo de Ferreirim para lembrar os desafios que os movimentos juvenis têm pela frente, a resposta e o testemunho que estes dão nas suas comunidades e a forma como conseguem ser fator gerador de riqueza social e económica para o nosso país. Durante a manhã, o Secretário de Estado do Desporto e Juventude aproveitou a visita ao distrito de Viseu para revelar que no Orçamento de Estado de 2014, o Governo reforçou os programas direcionados aos jovens e, este ano, há “mais um terço de programas do que existiam em 2013”.

Presente também na visita a Ferreirim, o presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, agradeceu a presença do Secretário de Estado, Emídio Guerreiro, referindo que “tem sido preocupação do Município o fomento do movimento associativo e que é um dos parceiros mais importantes na dinamização e desenvolvimento do concelho”. O autarca acredita que é “fazendo parcerias e protocolos com as associações que seremos capazes de crescer e apoiar os jovens e os idosos”. Francisco Lopes deixou, ainda, o desafio ao Secretário de Estado do Desporto e Juventude para “que continue a apoiar as associações, num percurso que deve ser feito em conjunto para que o movimento associativo seja cada vez mais forte”.

A visita integra o “Roteiro do Associativismo”, desenvolvido em parceria pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, Federação Nacional das Associações Juvenis e pelo Conselho Nacional da Juventude, que pretende realçar a importância do contacto, no terreno, com os jovens, as associações juvenis e projetos que dinamizem as comunidades em que se inserem.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *