Arouca, Cultura

Os mais jovens descobrem saberes e artes de antigamente, no museu municipal de Arouca

DSC00359A partir de saberes ancestrais, das artes e dos ofícios, foram muitos (mesmo muitos) os mais novos que, aproveitando as férias, vieram ao Museu Municipal para aprender, brincando. Do uso da lã e do linho, à descoberta do ofício de sapateiro, foram mais de 130 os mais pequenos que quiseram ocupar as suas férias nas atividades de verão do Museu Municipal de Arouca.

 

 

«Pompons com vida» foi uma das oficinas propostas pelo Museu. A lã é usada com finalidades muito diversificadas nomeadamente em gorros, camisolas e cachecóis, entre outras, onde sobressai o seu caráter utilitário. A lã foi usada de forma divertida e criativa, apelando à elaboração de figuras lúdicas para dar corpo às brincadeiras das crianças. Depois de construído o pompom, os mais pequenos deram-lhe vida, criando uma figura divertida.

 

«À descoberta das artes de trabalhar o linho e a lã» começou no Museu Municipal, com um enquadramento teórico à arte de trabalhar o linho e a lã. Depois, os «jovens aprendizes» deslocaram-se ao centro histórico de Arouca, para contactarem com artífices desta arte.

 

Na «Construção de Fantoches com meia», elaboraram um fantoche, reciclando materiais como botões, meias, lãs e feltros. Exploraram as suas habilidades manuais e imaginação, com fantoches que poderão servir para pequenas peças de teatro.

 

Por fim, foram «À descoberta do Ofício de sapateiro», igualmente com um enquadramento teórico ao ofício, no Museu, seguido de uma visita ao centro histórico de Arouca, para verem uma oficina e o trabalho deste artífice.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *