Celorico de Basto, Cultura

Celorico de Basto recebeu o XIV Festival Internacional de Folclore

festival internacional de folclore (2)O Rancho Folclórico os Amigos do Castelo organizaram o XIV Festival Internacional de Folclore, no dia 12 de julho, na praça Albino Alves Pereira, com a presença de ranchos convidados e uma vasta plateia a assistir.

 

As cerimónias que marcam este festival arrancaram ao início da tarde com uma cerimónia protocolar que incluiu a receção aos ranchos e a assinatura do livro de honra do C.R.C.D “Os amigos do Castelo”. Um momento que contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Carlos Peixoto, os representantes de todos os ranchos convidados e outras entidades presentes. Terminada a cerimónia, os ranchos presentes foram convidados a visitar os locais de interesse turístico da Vila de Celorico de Basto.

 

À noite, deu-se então início ao XIV Festival Internacional de Folclore que teve como convidado de honra o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, que salientou a importância deste género de iniciativas na promoção cultural do concelho. “Estes momentos são fundamentais para a promoção cultural e turística de Celorico de Basto. O gosto pelo folclore arrasta muitas pessoas oriundas de diversos pontos do país para assistir a este género de iniciativas. São momentos culturais fundamentais para manter e fortalecer os usos e os costumes locais” disse.

 

Recorde-se que o XIV Festival Internacional de Folclore que tem como anfitrião o Rancho Folclórico “Os Amigos do Castelo” contou com 3 ranchos convidados a referir o Rancho Etnográfico Samora e o Passado de Santarém, o Rancho Casa do Povo de Sta. Eugénia de Barcelos e o Grupo Folclórico de Alpedrinha do Fundão.

 

O festival, como habitualmente, contou com a presença de uma vasta plateia de aficionados pelas danças, cantares e trajes que o folclore implica.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *