Cultura, Portimão

Exposição “Planet Ocean” de Yann Arthus–Bertrand e Brian Skerry inaugura no Museu de Portimão

Exposição Planet OceanNuma organização da Associação Cultural Música XXI em parceria com a OMEGA e o Oceanário de Lisboa, a Câmara Municipal de Portimão, o Museu de Portimão e a Associação Musubmar/Ocean Revival recebem a exposição “Planet Ocean” dos fotógrafos Yann Arthus-Bertrand e de Brian Skerry.

 

 

 

A inauguração da exposição da Fundação Good Planet terá lugar no Museu, no dia 1 de agosto às 18h00, ocasião em que também será apresentada a exposição “Uma Aventura no Recife Artificial”, que resulta do trabalho desenvolvido pelos jovens participantes das férias de verão do Museu de Portimão.

 

 

 

A exposição fotográfica “Planet Ocean” apresenta os oceanos através das fascinantes imagens aéreas de Yann Arthus-Bertrand e das imagens subaquáticas de Brian Skerry.

 

 

 

São 35 extraordinárias imagens de grandes dimensões (163,5x110cm), com perspetivas e estilos inimitáveis, que envolvem o público num intenso diálogo de cores. As descrições das fotografias dão a conhecer aos visitantes as ameaças socioeconómicas que os oceanos enfrentam no presente.

 

 

 

Yann Arthus-Bertrand, um fotógrafo, jornalista, repórter e ambientalista francês é um apaixonado pelo mundo animal e pelo meio ambiente. Foi o criador do projeto sobre o estado do planeta The Earth from Above, um livro que se transformou num enorme êxito, com mais de 3 milhões de cópias vendidas e uma exposição ao ar livre que foi visitada, até à data, por mais de 200 milhões de pessoas.

 

 

 

Autor do documentário From Above, Yann Arthus-Bertrand dirigiu o filme HOME, visto por quase 600 milhões de pessoas em mais de 100 países. Com Michael Pitiot, em 2012, realizou ainda o filme Planet Ocean, que dá o nome a esta exposição. Além de ter sido nomeado “Painter for the French Navy”, Yann Arthus-Bertrand é também embaixador da Boa Vontade no Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) e fundador da Fundação GoodPlanet.

 

 

 

Brian Skerry é um fotógrafo americano célebre pelas suas imagens subaquáticas, tendo passado mais de dez mil horas a fotografar debaixo de água. Colaborador da National Geographic desde 1998, Brian Skerry também colaborou ou viu imagens suas publicadas nas mais prestigiadas revistas e jornais mundiais, como a Sports Illustrated, U.S. News & World Report, BBC Wildlife, GEO, Smithsonian, Esquire, Audubon e Men’s Journal. Brian Skerry é autor de cinco livros, incluindo Ocean Soul, e um dos fundadores da International League of Conservation Photographers (ILCP), sendo também explorador residente no Aquário Boston-New England.

 

 

 

A exposição “Planet Ocean”, com entrada gratuita, estará patente no Museu até ao dia 24 de agosto e tem o intuito de levar os seus visitantes, através de singulares imagens, a uma excecional viagem pelos oceanos, e assim reforçar a importância destes na vida de todo o planeta.

 

 

 

Neste período, o Museu de Portimão tem em vigor o horário de verão e abre ao público às terças-feiras, das 19h30 às 23h00, e de quarta a domingo das 15h00 às 23h00, encerrando às segundas-feiras.

 

 

 

Para mais informações: www.museudeportimao.pt / www.goodplanet.org/ocean.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *