Cultura, Entroncamento

“Artesania​s” – Exposição de Escultura de Sandra Borges no Entroncamento

ExposicaoVai estar patente de 19 a 31 de julho, na Galeria Municipal, uma exposição de escultura intitulada “Artesanias”. Da autoria da escultora Sandra Borges, a exposição será inaugurada no próximo sábado, dia 19 de julho, às 17h00.

 

Sandra Borges é licenciada em escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, tendo já realizado diversas exposições individuais e coletivas. Colabora desde 2012 com vários escultores como assistente, nomeadamente Georg Schelle, Auli Korhonen e Diogo Rosa.

 

Intitulada de “Artesanias”, sendo descendente direta da pessoa que introduziu a venda de artesanato português na Vila de Sintra (o Sr. Sequeira, sapateiro fino com olho para o negócio), toda a infância da escultora foi dominada pelo imaginário do artesanato português.

No entanto, foi necessário chegar à idade adulta para admitir a importância do artesanato como produto e produtor de uma identidade cultural. Aquilo a que chamamos nosso influenciou e foi influenciado por centenas de anos de interações com outras culturas, quer através dos descobrimentos, da colonização ou pelos grandes surtos de emigração do início do séc. XX (louça, calçada, joalharia, instrumentos musicais, etc.), traduzindo-se num simbolismo ingénuo sobre as realidades que eram estranhas aos artesãos portugueses. As peças apresentadas são um tributo a estes produtores que, quer cá dentro como lá fora, integraram bocadinhos da nossa História nos objetos de uso diário.

 

A exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 13h00 às 20h00 e aos fins de semana, das 15h00 às 20h00.

 

O evento é organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento, no âmbito do Projeto DEVIR 2014.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *