Sociedade, Tecnologia, Torres Vedras

Concelho de Torres Vedras vai acolher Ciência Viva no Verão

ciencia viva no verãoA “Ciência Viva” vai chegar ao concelho de Torres Vedras nas próximas semanas.

A primeira ação no âmbito desta iniciativa, integrada no programa Ciência Viva no Verão, que é promovido pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, terá lugar no próximo dia 20 de julho, a partir das 9h e de Porto Novo, e denominar-se-á “A história da terra nas rochas – Litoral de Torres Vedras”. Esta ação consistirá num passeio de cerca de 10 kms desde o parque de estacionamento daquela praia até à Praia Azul, pela Rede Natura do Oeste, o qual possibilitará observar o passado dos fenómenos geológicos como forma de melhor se compreender a realidade atual, designadamente as alterações climáticas, a erosão e até as importantes opções de ordenamento do território.

No dia 3 de agosto será a vez de se realizar a ação “Geologia e território – Serra da Archeira”. Com concentração também pelas 9h, no Centro Interpretativo da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e da Archeira, esta ação desenrolar-se-á ao longo de um percurso circular de aproximadamente 10 km, com baixo grau de dificuldade, em que será possível interpretar a paisagem e a ocupação do respetivo território com base no substrato geológico. Na ocasião serão ainda observados outro tipo de valores, nomeadamente, culturais, patrimoniais, hídricos, de conservação do solo e de biodiversidade, já que o itinerário inclui alguns habitats relevantes em termos de valor ecológico, bem como a passagem por dois fortes das Linhas de Torres Vedras (Archeira e Feiteira) e por um tronco fóssil de Araucária, correspondente ao Jurássico Superior Português, dado como um dos troncos de maior dimensão desta espécie quando descoberto em 1908.

A última ação desta iniciativa acontecerá no dia 7 de setembro, e terá como tema “Geologia, território e floresta – Serra do Socorro”. Com concentração junto à coletividade da povoação da Cadriceira, igualmente pelas 9h, esta ação desenvolver-se-á ao longo de um percurso circular de aproximadamente 11km, com baixo grau de dificuldade, que abrangerá parte do Eco-caminho da Serra do Socorro, no qual será também possível interpretar a paisagem e a ocupação do território com base no substrato geológico. Este passeio também proporcionará a observação de outro tipo de valores, como culturais, patrimoniais, hídricos, de conservação do solo e biodiversidade, dado que o seu percurso inclui igualmente alguns habitats relevantes em termos de valor ecológico, uma paisagem magnifica sobre a Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira, para além do Santuário de Nossa Senhora do Socorro.

Estas ações, que têm como temática “Geologia no Verão”, terão uma duração no máximo de 6 horas. A participação nas mesmas, que têm um limite máximo de 45 participantes, requer inscrição prévia que pode ser efetuada na área de agenda do site da Câmara Municipal de Torres Vedras (em: www.cm-tvedras.pt).

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *