Montijo, Sociedade

SCUPA recebe centenas em almoço tradicional no Montijo

DSC_1958Foram cerca de 300 os convidados para o almoço da classe piscatória que se realizou dia 30 de junho. Como habitualmente, a tradicional caldeira foi confecionada e oferecida pela Sociedade Cooperativa União Piscatória (SCUPA).

 

Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, esteve presente no almoço tradicional, momento indispensável das festividades em honra de São Pedro

 

“Evocamos neste almoço a classe piscatória montijense que ao longo dos tempos muito tem contribuído para a nossa terra” afirmou o presidente agradecendo também “ o trabalho e dedicação às Festas Populares de São Pedro”

 

No último dia de festas, o edil relembrou que as festividades são “a expressão mais genuína do povo montijense que simbolizam a nossa memória, tradição e cultura.”

 

A centenária Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense nasceu no dia 2 de março de 1913. A associação funcionava como uma cooperativa de consumo. Os pescadores descontavam os seus rendimentos para benefício de todos, cada um pagava o que podia formando uma espécie de “mealheiro” dos pescadores com uma função social muito forte. As sucessivas crises do setor e o abandono da arte da pesca obrigaram a Sociedade a uma reconversão no sentido cultural e da memória.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *