Ansião, Cultura

500 anos de Forais Manuelinos​: comemoraçõ​es em Ansião decorrem entre 5 de julho e 25 de novembro

DSC_0964Assinalam-se em 2014 os 500 anos dos Forais Manuelinos, de que existem vários exemplos no concelho de Ansião, a começar pelo da própria vila de Ansião (Foral de 4 de julho de 1514) mas também os de Avelar, Chão de Couce e Pousaflores (Forais de 12 de novembro de 1514). Cinco séculos que vão ser assinalados, entre julho e novembro, com iniciativas a acontecerem um pouco por todo o concelho.

O programa inicia-se no próximo sábado, 5 de julho, pelas 18h30, com duas palestras, no auditório municipal de Ansião: a Dr.a Margarida Sobral Neto apresenta uma comunicação intitulada O Foral Manuelino de Ansião e o Dr. Manuel Augusto Dias apresenta o tema Os Forais de Chão de Couce, Avelar e Pousaflores. Depois, pelas 21h30, far-se-á uma reconstituição desse momento há cinco séculos, com o cortejo real pelas ruas da vila de Ansião e a leitura do Foral na Praça do Município de Ansião, ao que se seguirão danças e cantares.

 

O programa dos 500 anos dos Forais Manuelinos prossegue nos meses seguintes, com iniciativas por todo o concelho, até 15 de novembro.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *