Seia, Sociedade

Transumância cumpriu-se em Seia

IMG_4062A subida do gado de Seia para a serra da Estrela, em busca de melhores pastos, voltou a cumprir-se no sábado passado, uma prática vivenciada por mais de duas centenas de pessoas.

 

 

 

O pastor juntou o gado das zonas baixas de Seia, aproximadamente de 1000 ovelhas e cabras, proveniente das terras chãs (Santa Comba, Folgosa, Maceira), e encaminhou-o para locais mais frescos e a maior altitude na alta Montanha, local onde permanecerá até ao final de agosto.

 

À semelhança do ano passado, o momento de grande impacto foi a passagem do gado pelo centro da cidade, onde apenas passa por esta ocasião. Partindo do largo da Câmara, por volta das 7:30h, os participantes juntaram-se aos pastores acompanhando os rebanhos numa viagem pela transumância. Seguindo pelos seculares caminhos, a primeira paragem decorreu na aldeia da Póvoa Velha, com a merenda do Alforge. Uma hora depois o gado chegou à Sr.ª do Espinheiro, onde foi servido o almoço.

 

 

 

Este ano, o acompanhamento dos rebanhos só foi possível até ao almoço, pois devido às condições climatéricas adversas não seria exequível prosseguir. Ficou a experiência de viver uma manhã como pastor. Entretanto, os pastores e o seu gado prosseguiram a viagem até ao Sabugueiro.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *