Lamego, Sociedade

Sénior ConVida leva idosos de Lamego ao Santuário de Fátima

Senior_convida_Fatima2014Ao longo dos últimos meses, o projeto Sénior ConVida proporcionou à população mais envelhecida do concelho de Lamego um programa intenso de atividades desportivas e lúdicas, valorizando, sobretudo, a enorme experiência de vida acumulada. Este ano, para celebrar a sétima edição do projeto, a Câmara Municipal de Lamego ofereceu a todos os participantes uma viagem de grupo até ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Em dia de Sol, o encerramento de mais uma edição do Sénior ConVida tornou-se num animado e religioso convívio, no qual marcaram presença 110 idosos oriundos de várias freguesias. Considerado um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo, os lamecenses assistiram no Santuário de Fátima a uma missa na Capela das Aparições. A manhã terminou com a realização de um belo piquenique.

Alguns idosos do Sénior ConVida já superaram os 80 anos de idade, uma participação apenas possível devido à colaboração e apoio de diversos técnicos e pessoas com conhecimentos específicos de geriatria.

Ao longo do ano, tendo em conta a sua missão – facilitar a interação social e a melhoria da qualidade de vida –, o Sénior ConVida promoveu vários programas regulares, ocupando de uma forma saudável os tempos livres e elevando os seus níveis de autoestima. Neste âmbito, também foram organizadas palestras, em parceria com a Unidade de Cuidados Continuados de Lamego, que abordaram problemáticas relacionadas com a saúde na terceira idade – gripe, primeiros socorros, diabetes, enfarte, entre outras – e apresentadas soluções para combater os “males” que teimam em aparecer nesta faixa etária.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *