Montijo, Sociedade

Inauguração das Festas de São Pedro no Montijo

DSC_7040Centenas de pessoas concentraram-se no dia 25 de Junho, em frente aos Paços do Concelho para a abertura oficial das Festas de São Pedro 2014. A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo deu início à cerimónia que contou a presença de Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, vereação, da presidente da Assembleia Municipal, Maria Amélia Antunes, entre demais entidades oficiais e convidados.

 

José Manuel da Silva Santos, presidente da Comissão de Festas agradeceu o empenho que a autarquia e todos os envolvidos demonstraram na organização das festividades, referindo que a comissão reuniu esforços para cumprir a sua missão de “Unir Montijo em torno das Festas Populares de S. Pedro”.

 

O Presidente da Comissão de Festas expressou o desejo de que “todos juntos e de mãos dadas consigamos levar o nome de Montijo mais longe para que as Festas Populares S. Pedro ocupem o lugar que merecem”.

 

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta sublinhou que “As Festas Populares de S. Pedro constituem o maior evento cultural da nossa cidade. Não há nada mais importante do que a cultura. É preciso que ela nos junte em diálogo uns com os outros, por uma terra de fraternidade e por uma terra de solidariedade”.

 

Para o edil o programa das Festas Populares de S. Pedro para 2014 “cumpre o legado da mais genuína tradição aldeana e montijense”, destacando a inauguração das novas instalações do museu do pescador, no simbólico edifício da Escola Conde Ferreira e a exposição evocativa dos 50 anos do grupo de Forcados Amadores do Montijo, no Museu Casa Mora.

 

“É um programa que honra as tradições, os pescadores e São Pedro, mas também reflecte o empenho, dedicação e saber que a Câmara Municipal, a Comissão de Festas, as tertúlias, as colectividades e associações colocaram na organização destas festas” disse.

 

O grupo de percussão, os “Batucando” esteve presente no arranque das festas transmitindo um ambiente festivo através da sua expressão musical.

 

Presidente e convidados percorram as artérias cidade ocupadas pelas festas cumprimentando todos os feirantes e, também, as tertúlias presentes na rua das largadas (Rua Joaquim D’Almeida).

 

Arraial Popular, música, noites de comes e bebes, largadas de touros, touradas, cortejo marialva, procissões, marchas populares, entre muitas outras iniciativas até 30 de Junho, vão encher a cidade de cor e muita animação em ambiente de convívio, alegria e tradição.

 

Montijo está de portas abertas! Visite–nos!

 

Consulte a programação em www.mun-montijo.pt no facebook.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *