Felgueiras, Sociedade, Turismo

S. Pedro – Felgueiras

pág 8O próximo fim-de-semana promete trazer muita gente a Felgueiras, com a realização das Festas de S. Pedro, cujo ponto alto é o cortejo das flores, seguido de outros atrativos que constam num programa bem variado.

Estas festas realizam-se anualmente, predominantemente nos largos espaços do monte de Santa Quitéria, evento que atrai muitos turistas à terra, principalmente no último dia (feriado municipal), que, segundo o calendário religioso, é dedicado ao santo popular.

Do programa desta festa destacam-se, no domingo, o Cortejo das Flores, o Festival de Folclore e Solene Procissão, e, na noite de sexta-feira, a atuação da conhecida cantora Rita Guerra. Destaque-se também, no sábado, as Marchas de S. Pedro. As bandas de música do concelho – Banda de Felgueiras e a da Lixa – e cantores da terra abrilhantarão os vários dias festivos, bem como o momento da entrega dos prémios do concurso municipal “Pinta 2014”, no dia de abertura da festa.

Nos dias 27 e 28 de junho a festa é também direcionada para a juventude. “S. Pedro sai à noite” é a designação do evento que trará à alameda vários Dj’s.

Cortejo das Flores – 29 de junho às 09h00 – momento alto da festa

O Cortejo das Flores é o momento de maior expressão do programa. Realizado a partir da Praça da República, no centro da cidade, até ao alto do monte de Santa Quitéria, trata-se de um ato de genuína religiosidade em veneração a Nossa Senhora das Graças, junto a respetivo monumento.

Esta tradição, recuperada há cerca de duas décadas, tem tido uma crescente adesão anual de milhares de pessoas, e os seus primórdios remontam aos anos 30 do século XX.

A autarquia disponibiliza um vaivém de transporte municipal gratuito, durante todo o dia de domingo (entre as 9 e as 20 horas), bem como nas noitadas de 27 e 28 (sexta-feira e sábado, respetivamente, entre as 19 e as 24 horas), entre o centro da cidade (Praça da República, em frente à Câmara) e o monte de Santa Quitéria. No dia 26 o vaivém está disponível entre as 17h00 e as 24 horas, na abertura oficial das festas e para assistirem ao jogo de Portugal / Gana em ecrã gigante na Alameda de Sta. Quitéria.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, tem a colaboração da ACLEM, EM, da Associação Empresarial de Felgueiras, da Confraria Imaculado Coração de Maria e Santa Quitéria, da União de Freguesias de Margaride, Moure, Lagares, Várzea e Varziela, do Agrupamento de Escuteiros de Margaride e da Rádio Felgueiras.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *