Cultura, Educação, Felgueiras

Presidente da Câmara de Felgueiras entregou os prémios do concurso “Histórias da Quinta Mágica”

aluna 2º anoInês Silva Ferreira, aluna do 4.º ano do Centro Escolar de Santão e Ana Luísa Matos do 2º ano do Centro Escolar da Lixa foram as vencedoras do concurso “Histórias da Quinta Mágica”, um programa lúdico e pedagógico lançado pela Câmara Municipal e que decorreu em todas as escolas do Ensino Básico com o objetivo de consciencializar as crianças para uma melhor educação sobre a alimentação e os comportamentos mais corretos para isso.

 

O presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, deslocou-se aos estabelecimentos de ensino que as vencedoras frequentam e entregou-lhes os prémios deste concurso. A Inês que frequenta o 4º ano recebeu o livro intitulado “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, um livro de leitura obrigatória no 5º ano.  Ana Luísa foi agraciada com o livro “Quero Crescer”, de Luísa Ducla Soares.

 

Na entrega das publicações, o presidente da Câmara salientou que este projeto vai continuar e realçou que a Caderneta é “um suporte que permite aos docentes desenvolverem atividades que motivem as crianças a consumirem fruta e vegetais, alimentos benéficos para a saúde”.

 

Esta ação resulta de um projeto implementado pela autarquia que consistiu na distribuição, em todas as Escolas Básicas do concelho, de uma caderneta de cromos intitulada “A Quinta Mágica” com o objetivo de incentivar as crianças a consumirem alimentos saudáveis, nomeadamente, hortofrutícolas.

 

Neste concurso, participaram vários alunos, tendo sido feita primeiramente uma seleção de vencedores por anos de escolaridade. Os alunos concorrentes são do 2.º e do 4.º anos.

 

Refira-se que a caderneta é um recurso didático que descreve, através das personagens da “A Quinta Mágica”, as principais características de cada fruto/hortícola incluídas no programa; ilustra a árvore/plantação de onde provém; exibe um quadro informativo com a fruta/hortícola da época com base nas quatro estações do ano e inclui um conjunto de atividades/jogos (labirinto, palavras-cruzadas, descoberta das diferenças, união de pontos, sopa de letras, etc.) que apoiam na assimilação do conteúdo. Além disso, previa a distribuição de uma coleção de cromos, um por cada dia de distribuição de fruta/hortícola, para que cada criança o cole na sua caderneta, incentivando-a desta forma a consumir a peça de fruta/hortícola na totalidade.

 

Com base na descrição das  personagens da “A Quinta Mágica” e na restante informação da caderneta, várias crianças participaram no concurso, com uma história e uma ilustração, desenvolvendo a imaginação e a criatividade, tendo sido vencedoras a Ana Luísa e a Inês.

 

Os seus trabalhos serão publicados na próxima edição da caderneta.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *